FASUBRA Sindical destaca luta pela autonomia das universidades públicas em Seminário da Andifes

13:08 | 19 de dezembro de 2018

O coordenador geral da FASUBRA Sindical José Maria Castro foi um dos expositores do seminário “70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 30 Anos da Constituição Federal – Preceitos constitucionais em defesa da democracia, da autonomia universitária e da liberdade de expressão”, realizado nesta terça-feira (18), no Windsor Plaza Brasília Hotel, pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

José Maria destacou em sua exposição que a consolidação das universidades como autônoma tem que estar diretamente ligada à democracia. “A luta da autonomia da universidade para nós é uma questão fundamental para que possamos avançar em qualquer processo de um país livre e soberano”, afirmou. O coordenador da FASUBRA disse que o momento exige unidade das entidades e é essencial a construção de uma frente conjunta em defesa da democracia e da autonomia das universidades. Temos aqui parceiros importantes e a Andifes já propôs essa frente. Se não fizermos isso, corremos o risco de achar que os erros foram individuais”, analisou.

Diversas entidades sindicais da educação pública estavam presentes no seminário, como o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), além de reitores das 63 universidades federais brasileiras e ex-presidentes da Andifes. Da FASUBRA também estavam os coordenadores Toninho Alves, Rosângela Costa, Márcia Abreu, Melissa Campos, Luiz Macena, João Paulo Ribeiro e Fernando Maranhão.

Uma das mesas do seminário foi composta pela procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat; o defensor Público Federal de Direitos Humanos, Eduardo Nunes de Queiroz; o professor e ex-reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior; o jornalista Luiz Cláudio Cunha; e o presidente do Conselho Seccional da OAB/Distrito Federal, Juliano Costa Couto.

Categorizados em: