FASUBRA realiza abertura do IV Encontro Nacional da Coordenação de Aposentados e Assuntos de aposentadoria

20:37 | 7 de abril de 2016

 

Participantes reforçam posição de não pagar pela crise brasileira diante das propostas políticas de retirada de direitos conquistados.

A abertura do IV Encontro Nacional dos Aposentados e Assuntos de Aposentadoria da base da FASUBRA aconteceu na manhã desta quinta-feira, 07, no auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). O evento, organizado pelos diretores Darci Cardoso e Maria Loura Silveira, titulares da pasta de aposentados e assuntos de aposentadoria, contou com a presença de mais de 200 aposentados e pensionistas da base da Federação de todo o país, que lotaram o auditório da universidade.

Na ocasião, os presentes foram saudados pelo coordenador geral Rogério Marzola, Eurídice Almeida (substituindo Leia Oliveira) e Edson Lima (substituindo Gibran Jordão) que falaram sobre a importância do evento e os desafios diante da conjuntura política e econômica de ataque aos direitos conquistados pelos trabalhadores e aposentados (Reforma da previdência e Reforma Fiscal.

Na sequência ao hino nacional brasileiro e à abertura oficial, os aposentados fizeram uso da palavra, expressando o sentimento de ser aposentado e ter que empreender ações para melhorar a vida daqueles que tanto contribuíram para a história das universidades. Também reafirmaram a decisão de não pagar a conta da crise brasileira, diante das ameaças e das propostas políticas de retirada de direitos trabalhistas conquistados, seja por meio da Reforma da Previdência ou da Reforma Fiscal, reiterando a fala dos coordenadores na mesa de abertura.

Com participação ativa, apresentaram sugestões sobre adicionar à luta da FASUBRA outros aspectos como: a violência contra o idoso, encontros regionais de aposentados, reposicionamento nas IFES, qualificação dos aposentados, participação nos conselhos superiores, inclusão dos aposentados das estaduais, proposta da federação para aumentar a participação nas atividades, dentre outros.

 

Homenagem

 

Na parte da manhã, os aposentados ainda prestaram um minuto de silêncio em memória dos companheiros aposentados, recentemente falecidos, Manoel Dante de Oliveira, Iris Passini e Maria Antônia Bertoni.

 

Para encerrar os trabalhos da manhã o Quinteto do Cerrado, da Universidade Federal de Goiás, realizou uma apresentação musical “à capela”.

 

Assessoria de Comunicação

Categorizados em: