FASUBRA prestigia posse da nova diretoria do Conif

11:56 | 19 de fevereiro de 2016

 

Atuação política junto ao conselho possibilitará discussões referentes ao RSC e técnico-administrativo substituto para aprimoramento da carreira

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizou a cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva, na manhã de quarta-feira, 17. A representação da FASUBRA Sindical prestigiou a solenidade como convidada, no campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB). Participaram do evento o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, parlamentares e autoridades.

Marcelo Bender, reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), assumiu a presidência do conselho, eleito em dezembro de 2015. Na ocasião, o ministro da Educação parabenizou a gestão anterior e falou sobre os desafios de 2016 como: a regulamentação da lei para o ensino técnico profissionalizante, formação de professores nas áreas de física e química e medidas para qualificar 80% dos jovens que saem do ensino médio direto para o mercado de trabalho.

 


 

Crise e zika

Sobre a crise econômica internacional, Mercadante afirmou não ter tanta segurança de melhora. O ministro também falou da campanha de mobilização do Ministério da Educação para todas as instituições de ensino do país contra o mosquito transmissor do zika vírus doença. “A única vacina que temos hoje é a consciência, um mosquito não pode derrotar um país”.

Atuação política

Para a FASUBRA a atuação do Conif em questões ligadas à carreira do trabalhador técnico-administrativo em educação é importante. Neste sentido, uma atuação que aproxime a Federação do conselho, nos moldes do que já ocorre com a ANDIFES, possibilita realizar discussões sobre as políticas que envolvem os técnicos administrativos, como a discussão sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e a questão do técnico substituto.

 


 

RSC e técnico-administrativo substituto

“A proposta do Conif, na forma como foi apresentada, não compreende o que são os saberes e a experiência acumulada ao longo dos anos que historicamente defendemos, por isso acreditamos que possa ser ampliada”, afirmou a representação da FASUBRA. O reitor empossado disse que as propostas de RSC e técnico-substituto foram encaminhadas ao Congresso Nacional na forma de projeto.

A federação analisou as propostas do Conif no período da greve de 2015; o relatório com o resultado da análise pode ser encontrado no Informe de Greve nº 11, de 22 de julho de 2015. A FASUBRA acredita ser de extrema importância discutir em conjunto as propostas para a carreira dos técnicos administrativos. “Foram realizadas discussões sobre o RSC e técnico-administrativo substituto na Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) além de terem sido aprovadas no comando de greve propostas sobre o tema”. Neste sentido, “apesar das críticas que fizemos com relação à proposta de técnico substituto apresentada pelo CONIF, queremos que todas as entidades da FASUBRA estudem a proposta completa para ampliar o debate sobre o assunto e prevenir, dentre outras, a precarização de contratos de trabalho”, finalizou a representação da Federação.  

Assessoria de Comunicação

Categorizados em: