FASUBRA presente no 1º Encontro de Técnicos e Técnicas em Administración Y Gestión de Las Universidades Argentinas

13:30 | 7 de dezembro de 2009

 A FASUBRA Sindical foi convidada pela APUBA-Asociación Del Personal de La Universidad de Buenos Aires, para participar do 1º Encontro de Técnicos e Técnicas em Administración y Gestión de Las Universidades Argentinas, em Buenos Aires, na Argentina, nos dias 01 e 02 de dezembro de 2009. A Coordenadora Geral, Léia de Souza Oliveira, proferiu palestra sobre o “ Título Políticas de Profesionalización de La Carreira Técnico Profesional de los trabajadores y las trabajadoras de las Unversidades”.

Foram convidadas para este 1º Encontro, várias Universidades Argentinas, que apresentaram Las Distintas Técnicaturas  desenvolvidas em cada Universidade.    Das 39 (trinta e nove) Universidades Nacionais da Argentina, 06 (seis) apresentaram o formato dos Cursos de Técnicaturas, que se constituem em  cursos de Capacitação  intermediários entre a formação completa de 2º grau e a formação superior:  Universidade Nacional de Buenos Aires, Universidade Nacional de Rosário, Universidade Nacional de La Plata, Universidade Nacional de San Juan, Universidade Nacional de La Pampa; Universidade Nacional de Entre Rios.  Em seguida as apresentações das experiências dessas Universidades, foi compartilhada a experiência da Universidade de La República Sara GERP (Uruguai).

De acordo com informações da Coordenadora-Geral, Léia de Souza Oliveira, “na Argentina, as Universidades estão investindo em Cursos de Capacitação Profisssional, com cargas horárias de 1.500 horas, onde se prioriza temas relacionados à história da Universidade, Gestão Pública (Pessoal, Orçamento, Patrimônio, etc.), Legislações, e matérias específicas relacionadas a atribuição dos(as) Trabalhadores(as). A maioria das Universidades estão avançando na transformação desses Curso em Licenciaturas(graduação), necessitando apenas do cumprimento de mais algumas horas de estudo.

Além disso, nessas Universidades os Trabalhadores(as) são identificados como “não docentes”, não votam para reitor, não participam dos órgãos colegiados, nem dos cargos de  gestão da universidade (goviernos). Após as apresentações, a FASUBRA Sindical sugeriu a incorporação no Plano de Estudos (conteúdo programático), a temática que trabalhe o papel, atribuições e identidade dos técnico-administrativos.

A reforma do Estatuto da Universidade de Buenos Aires está em discussão e existe uma grande expectativa pelo conjunto dos trabalhadores(as), do avanço na democratização da Universidade, garantindo a participação na eleição de reitores e na gestão das Universidades.

A  FASUBRA Sindical buscou trabalhar o conceito da Carreira (capacitação,avaliação), articulado a luta pela afirmação da Identidade dos Trabalhadores(as) em educação técnico-administrativos das Universidades. 

A Coordenadora Léia de Souza Oliveira, fez um resgate na introdução de sua palestra, com a história da FASUBRA, a sua vinculação com a luta pela redemocratização do país, pela democracia nas Universidades, e pela conquista do espaço dos Trabalhadores(as) Técnico-Administrativos em Educação,  como sujeitos de direitos e protagonistas na transformação da Universidade, na perspectiva do Projeto de Universidade Cidadã para os Trabalhadores, e do país.

A participação da FASUBRA nestes fóruns internacionais é estratégica, para socialização do acúmulo que temos no Brasil, no tocante as Relações de Trabalho nas Universidades com a conquista da Carreira, a conquista de espaços na gestão das Universidades e na escolha dos reitores (ainda limitadas por uma Lei autoritária e discriminatória), o respeito e conscientização da comunidade universitária e do conjunto da categoria, quanto ao seu papel na construção do ensino, da pesquisa e da extensão.

CONTUA
Ao final do referido Encontro, foi realizada reunião da CONTUA, para preparação de Agenda da Política de Formação da CONTUA, conforme definição do Plano de Lutas aprovado no Congresso que fundou a CONTUA no Panamá.
No dia 03 de dezembro de 2009, na reunião da CONTUA, na sede da APUBA – Secretaria de Cultura y Capacitación –   definimos uma Agenda para o Programa de Capacitação da CONTUA.  O Brasil compõem a  CONTUA na Vice Presidência e na Secretaria de Formação, através dos Coordenadores Gerais Léia e Rolando. 
Foi informado a disposição do SINTUNAM (México) em participar da construção da política de formação da CONTUA, que está sob a responsabilidade da FASUBRA (Brasil).

A curto prazo –  Organização de um Curso de Formação, com carga horária pequena (presencial, com quatro módulos: Concepção, e modelo de Estado; Negociação Coletiva,  Relações de Trabalho e Carreira; Modelo de Universidade (democracia, autonomia, avaliação-qualidade e gestão administrativa e acadêmica).
Em 24 de março de 2010 – reunião da ISP – sub-regional  – Assunção-Paraguai, será apresentado o Plano do Curso, com conteúdos, carga horária, módulos, professores, público, custo, local e data .  

A médio prazo – Organização do Curso de Formação para os Trabalhadores Técnico-Administrativos do MERCOSUL, com a Tema: Formação Sindical e Profissional,com carga horário em nível de curso de pré-graduação, visando  a transformação dos mesmos em graduação(em debate ainda). Será ainda incluído no temário do Curso, as línguas Espanhola e Brasileira (noções básicas – instrumental). 

A CONTUA, após elaboração do Projeto do Curso, que contará com a contribuição da Argentina (APUBA), Brasil (FASUBRA) e México (SINTUNAM), buscará o envolvimento da OIT, ISP  e algumas Universidades da Argentina, Brasil e Uruguai, para  validação dos certificados. Após a finalização do Projeto, buscaremos algumas Universidades para debater a concepção do mesmo.

A princípio a sede da realização do Curso será no Centro de Formação da APUBA, que possui uma estrutura acadêmica e logística acabada.  Será incorporado no quadro de formadores (professores), técnico-administrativos graduados indicados pelas entidades acima.  Caberá ao Brasil desenvolver o tema Relações de Trabalho e Carreira, aprofundando a discussão acerca da Carreira como instrumento de gestão, de democratização das relações de trabalho e de afirmação da identidade dos trabalhadores (as) técnico-administrativos em educação. 

Reunião do Conselho Diretor da CONTUA em setembro – Colômbia.
Nesta reunião, será discutido o Centro de Formação da CONTUA.  Para tanto será apresentado um Projeto para aprovação,  além disso será  avaliado as ações políticas desenvolvidas pela CONTUA, o Programa de Formação etc. Será ainda discutido e definido a parte logística da CONTUA, inclusive o seu financiamento. É compreensão dos países (16) integrantes da CONTUA, da necessidade da contribuição das entidades para o financiamento da CONTUA, além do financiamento da ISP, nas questões relacionadas a Formação.

A CONTUA representa um patrimônio dos trabalhadores(as) técnico-administrativos em educação das Universidades da América Latina e do Caribe, portanto o seu sustento pelas entidades, representa a concretização do sentimento de pertinência,de compromisso e identidade com esta entidade.

Calendário de Atividades
24 de Março de 2010 – Reunião sub-regional da ISP
9 a 11 de Setembro – Reunião do Conselho Consultivo da CONTUA – Local: Colômbia 
 

Com adaptações e informações da Coordenação Geral da FASUBRA Sindical

Categorizados em: