FASUBRA PRESENTE EM SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO REALIZADO PELO TST

19:22 | 20 de outubro de 2011

FASUBRA Sindical participou, dia 20/09, do Seminário de Prevenção de Acidentes do Trabalho, realizado pelo Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. O evento reúne especialistas para discutir as causas, consequências e medidas preventivas concretas para diminuir o elevado número de acidentes relacionados ao trabalho que ocorrem anualmente no País.

Entre os assuntos abordados estão a causalidade dos acidentes, suas múltiplas repercussões, a gestão de risco nas organizações, as tutelas judiciais de prevenção, a atuação das instituições públicas e as experiências e políticas de sucesso adotadas para enfrentar o problema.

O seminário foi aberto pelo médico de medicina preventiva René Mendes que abordou o tema “As causas das doenças ocupacionais”, que demonstrou que a importância do trabalho, basicamente, é constituir-se em um fator promotor de saúde, algo que qualificou como “bom, mas que pode promover doença, incapacidade e morte”.

No segundo painel do evento, o médico, e pesquisador Ildeberto Muniz de Almeida, tratou do tema Teoria do ato inseguro e sua (in) validade atual. O especialista falou sobre a noção de ato inseguro, que, genericamente, seria qualquer ato ou comportamento, por ação ou omissão, consciente ou não, que levasse ao desencadeamento de um acidente.

Segundo o especialista, essa definição reforça a idéia de que o acidente é sempre explicado de modo centrado na pessoa, o que em sua opinião é uma noção “anacrônica”, e que inclui pressupostos que não mais se adéquam às relações do trabalho.

Agenda

O Seminário prossegue nesta sexta-feira (21), com a realização dos painéis Prevenção Efetiva de Acidente do Trabalho, e Experiências e Políticas de Prevenção de Acidente de Trabalho.

O primeiro painel abordará tratará da gestão de risco, tutelas judiciais de prevenção e sistema preventivo de acidentes de trabalho.

 Já no segundo painel será apresentada uma experiência brasileira premiada; as ações da Organização Internacional do Trabalho para prevenção de acidentes, bem como discutidas as repercussões previdenciárias, além de apresentada uma experiência francesa de prevenção de acidentes de trabalho.   

Categorizados em: