FASUBRA presente em mesa de abertura do 2º Encontro Nacional das CIS

16:13 | 12 de novembro de 2014

encontrocisum11112014

Almiram Rodrigues representa FASUBRA na abertura do Encontro

A FASUBRA Sindical participou nesta terça-feira (11) da mesa de abertura do 2º Encontro Nacional das Comissões Internas de Supervisão (CIS/PCCTAE). O evento é resultado de demanda apresentada pelas entidades sindicais nas mesas de negociações da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) e tem por objetivo estreitar as relações entre CNSC e as CIS, além de debater sobre pontos de aperfeiçoamento da carreira.

A mesa de abertura foi composta pelo Secretário de Ensino Superior do MEC, Paulo Speller; o secretário de Assuntos Administrativos do MEC, Leonel da Cunha; o diretor da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/MEC, Marcelo Feres; e pelos representantes da Andifes, Paulo Marcio e Silva; do Conif, Rita Luciene da Silva; da FASUBRA Almiram Rodrigues; e do SINASEFE, Flávio Barbosa.

A abertura foi marcada pela apresentação musical do Coral do MEC, que cantou o Hino Nacional, e em seguida pela fala do secretário de Ensino Superior do MEC, Paulo Speller.  O representante do Ministério enfatizou a importância do evento, resgatou todo o processo que levou à realização do Encontro, salientou os benéficos advindos do Plano Nacional de Desenvolvimento dos TAE, destacou o processo de expansão das IFE, reconheceu a contribuição da categoria para avançar nas conquistas e demonstrou a sua expectativa para o evento. “Tenho certeza de que excelentes encaminhamentos resultarão deste evento, por isso quero desejar êxito a todos os participantes”, declarou.

Em seguida a FASUBRA Sindical, representada por Almiram Rodrigues, que também destacou a importância da realização do evento pouco antes das comemorações dos 10 anos do PCCTAE, mas acrescentou que muito ainda há de ser feito no sentido de avançar nas conquistas para a categoria. “Nós temos discussões fundamentais pendentes de resolução, tais como a racionalização, terceirização e democratização para as quais ainda não houve consenso entre governo e os trabalhadores. Nós precisamos que essas discussões sejam apropriadas pelas Comissões Internas, para que CIS e a CNSC construam soluções conjuntas”, afirmou.

O representante da Andifes, Paulo Márcio, salientou que uma questão fundamental para aperfeiçoamento da carreira é a implantação das CIS em todas as universidades. Ele também enfatizou os benefícios oriundos do Plano Nacional de Desenvolvimento dos TAEs. “Além da revisão da carreira, temos que pensar seriamente no Plano que será a base para o aprimoramento dos TAE e que trará melhoria no serviço prestado pela universidade”, disse.

Marcelo Feres, diretor da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, falou sobre o processo de expansão das universidades e Institutos Federais e destacou a necessidade de ter servidores preparados para executar suas funções. “Não é possível pensar na estrutura para se alcançar uma educação eficaz, sem que existam condições adequadas para o TAE executar seu trabalho, e a capacitação, a formação, é fundamental nesse processo”, ressaltou.

A representante do CONIF, Rita da Silva, defendeu pontos que considera relevantes para melhoria dos Institutos, tais como eleição para reitor, capacitação dos servidores e jornada. Encerrando a mesa de abertura, Leonel da Cunha, diretor da SAA, disse que o evento é uma oportunidade ímpar de discutir os temas pertinentes às CIS e que o Ministério desejava a todos um bom evento. 

encontrocisdois11112014

Coordenador-geral da FASUBRA, Paulo Henrique profere palestra sobre PCCTAE

Palestra

Após a mesa de abertura, o coordenador-geral da FASUBRA Sindical, Paulo Henrique dos Santos proferiu palestra sobre o Plano de Cargos e Carreiras dos TAE e o Plano de Desenvolvimento aprovado ainda durante a gestão do Ministro Fernando Haddad no Ministério da Educação. Paulo Henrique recuperou o histórico de ações desenvolvidas para aprovar o PCCTAE em 2005, explicou como a lei funciona e qual a importância da lei para a categoria na relação de trabalho. Outros aspectos pontuados foram referentes aos programas de capacitação, avaliação e dimensionamento da força de trabalho. 

encontrocistres11112014

Participantes do evento

Programação

Nesta sexta-feira (11), a programação do evento compreende duas palestras sobre o Plano de Desenvolvimento Profissional dos Integrantes do PCCTAE e sobre as Comissões Internas de Supervisão, debates, realização de grupos de trabalho, apresentação dos grupos e encerramento.

Categorizados em: