FASUBRA participa do Encontro de Mulheres da ISP no Paraguai
O objetivo da atividade é empoderar as mulheres sindicalistas com ferramentas para enfrentar a violência de gênero nos locais de trabalho do setor público.
A Internacional de Serviços Públicos (ISP) realizou o Encontro de Mulheres do Brasil e Cone Sul: “Violência de Gênero: como avançar e eliminar a violência Laboral nos serviços públicos”, nos dias 05 e 06 de setembro, na cidade de Assunção, capital do Paraguai. As coordenadoras Neusa Santana e Eurídice Almeida representaram a Federação, patrocinadas pela ISP.
O objetivo da atividade é empoderar as mulheres sindicalistas com ferramentas para enfrentar a violência de gênero nos locais de trabalho do setor público. O intercâmbio possibilita compartilhar experiências sobre a prevenção da violência de gênero no movimento sindical.
A proposta é dar seguimento a agenda de trabalho definida em Florianópolis-SC e no Comitê Mundial de Mulheres da ISP (WOC sigla em inglês) sobre o processo do novo Convênio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a violência de gênero e o documento sobre a posição de ambos comitês.
Participaram do evento cerca de 40 mulheres representando entidades filiadas à ISP na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. As participantes devem dar continuidade ao trabalho específico de gênero em seu próprio sindicato em coordenação com o Comitê Nacional de Mulheres de cada país e com as instâncias internacionais da ISP.
Cone Sul
É a região de zonas austrais da América do Sul, ao sul do Trópico de Capricórnio que forma uma grande península que define o sul do subcontinente.
ISP
A Internacional de Serviços Públicos (ISP) é uma federação sindical mundial que representa 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras que prestam serviços públicos essenciais em 150 países. A ISP defende os direitos humanos, promove a justiça social e o acesso universal aos serviços público de qualidade.
A FASUBRA Sindical é filiada à ISP, importante instituição na luta internacional pela transformação da sociedade, da universidade, pela democratização das instituições e reconhecimento dos (as) trabalhadores (as) como protagonistas e sujeitos da construção e disseminação do conhecimento como ferramenta de transformação social.
Confira a carta declaração de Assunção aqui!
Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical
Categorizados em: Geral