FASUBRA participa de seminário sobre expansão do ensino realizado pela ANDIFES

20:10 | 14 de dezembro de 2011

A Fasubra Sindical participou do seminário Diretrizes para a Expansão das Universidades Federais realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, dia 14/12/2011.Em mesa específica, a Federação defendeu a expansão reivindicando que a mesma venha acompanhada de concursos públicos, melhoria da infra-estrutura e logística para os novos campi.

A Fasubra reforçou a importância de formulação de avaliação/diagnóstico da primeira etapa do Programa de Reestruturação das Universidades (Reuni), envolvendo professores, estudantes e técnico-administrativos, objetivando a reflexão do modelo de universidade que temos, e a que queremos!

 A idéia da Fasubra é a criação de um projeto que venha articulado com o debate sobre o modelo de universidade que o Brasil precisa, para incluir os milhares de brasileiros que estão à margem do ensino superior e do exercício pleno dos direitos da cidadania, tais como moradia e saúde.

O seminário aconteceu em Brasília (DF), com reitores e pró-reitores que acompanharam a discussão baseados em documento formulado pela Andifes.

O texto-base revela dados do Censo da Educação Superior de 2010, que mostra que o Brasil contava à época com 2.377, sendo 278 públicas. Dessas, 99 pertencem ao sistema federal, 108 são estaduais e 71 municipais.

O documento indica ainda que as universidades devem acompanhar o desenvolvimento do país, investindo em tecnologia e na formação profissional de nível médio e superior.

Convidado – O evento contou com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante que foi um dos palestrantes.

Detalhes – O relatório com mais detalhes será disponibilizado em Informe de Diretoria.

________________________________

Texto: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA SINDICAL

Categorizados em: