FASUBRA participa de reunião da CIEPCSS
Nos dias 28 e 29 de novembro, aconteceu a 43ª reunião da Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social do SUS (CIEPCSS), promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (Ministério da Saúde), em Brasília, contando com a participação da Coordenadora de Comunicação Sindical da FASUBRA, Lucimara da Silva da Cruz. A CIEPCSS é responsável pelo acompanhamento, planejamento e implementação da Política Nacional de Educação Permanente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), para o Controle Social no SUS (PNEPCSS) em âmbito nacional.
No turno da tarde do dia 29 e durante todo o dia 30 de novembro ocorreu, também em Brasília, o 4º Encontro Nacional das Comissões Estaduais de Educação Permanente para o Controle Social no SUS – CIEPCSS/CNS, contando com a presença de pessoas conselheiras de saúde, presidentes, vice-presidentes e técnicos que atuam nas comissões de educação permanente de conselhos estaduais e dos conselhos municipais das capitais brasileiras estiveram em Brasília. O objetivo foi apresentar dados e atividades realizadas na 3ª edição do Participa+ e já disparar propostas e ideias para a 4ª edição.
O encontro teve como objetivo principal a Avaliação do projeto PARTICIPA + 3. Valdevir Both, coordenador executivo do CEAP, órgão parceiro do projeto junto ao CNS e a Organização Pan-Americana de Saúde/OMS, apresentou a avaliação preliminar em números dessa etapa do projeto, ao representante da OPAS, mesa diretora do CNS e representantes dos Conselhos Estaduais, em seguida os representantes dos Estados foram divididos em 8 grupos para avaliarem o Participa +3 e fazer sugestão para a próxima fase, Participa + 4.
No dia 30 de novembro, houve a apresentação das avaliações dos grupos e em seguida, aconteceram discussões na plenária pela manhã e pela tarde, finalizando com os encaminhamentos. Surgiu uma grande preocupação de todos os participantes em criar instrumentos para maior participação dos jovens nos Conselhos, também aflorou a discussão da acessibilidade para inclusão de pessoas com deficiência nos processos formativos. Outra questão que foi apontada, foi o aumento significativo da população Trans nas atividades formativas, citada como um fator muito positivo.
O projeto de formação para conselheiros de saúde e lideranças de movimentos sociais Participa+ chega ao fim de sua terceira edição. Disparado pelo Conselho Nacional de Saúde em parceria com todos os conselhos estaduais de saúde do Brasil, o projeto tem como ponto focal as comissões de educação permanente, já que o estímulo base da ação é justamente fortalecer tais comissões por meio de um processo descentralizador.
O Encontro Nacional das Comissões Estaduais de Educação Permanente reuniu quase 100 representantes que participaram, ao longo de 2023, das propostas previstas no projeto. Ao todo, 40 oficinas de formação para lideranças e conselheiros, 80 rodas de conversas temáticas autogestionadas e 1 curso de formação para 81 representantes das Comissões de Educação Permanente dos Estados e Lideranças Sociais foram ofertados.
As Conferências Livres em Saúde, que ganharam enorme destaque na 17ª Conferência Nacional de Saúde devido ao grande volume de reuniões agendadas (99 conferências em todas as regiões do país), bem como de pessoas eleitas e delegadas, também foi colocado como proposta de inovação no processo do controle social. A 4ª Edição do Projeto Participa+ já está confirmada para realização em 2024.
Confiram mais fotos do evento no link a seguir:
Categorizados em: Geral