FASUBRA PARTICIPA DE HOMENAGEM AO SINDICALISTA CHICO MENDES

19:20 | 8 de novembro de 2013

chicomendesnov20131

Uma representação da FASUBRA Sindical participou na terça-feira (05) da abertura do seminário 25 anos, Chico Mendes vive mais: território, agricultura e extrativismo, organizado pela Universidade de Brasília em parceria com o SINTFUB.

Também estiveram na abertura do evento, a filha de Chico Mendes, Ângela Maria; Ivan Camargo, reitor da UNB, Sônia Guajajara da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, além de diversos parlamentares e representantes do governo federal.

À tarde foi realizado o painel Movimentos Sociais do Campo e da Floresta, que contou com a participação da filha e do primo do seringueiro, Raimundo Barros, de representantes de centrais sindicais e da Presidência da República, além de integrantes do Instituto de Ciência Sociais da UnB.

Para a filha do seringueiro, a realização do Seminário tem grande importância, pois foi na UnB, em 1985 que o ambientalista Chico Mendes conseguiu dar grande visibilidade à questão das reservas extrativistas.

“Essa homenagem representa estar presente com pessoas em um lugar que marca a luta do movimento. Foi aqui, em 1985, durante o I Encontro Nacional de Seringueiros que reunimos dezenas de seringueiros em prol de uma luta, de uma causa, um objetivo comum”, afirmou Ângela Maria Feitosa Mendes.

O encontro discutiu ainda os temas Formas de defesa e Luta pelo Território, Reestruturação Produtiva e Soberania Alimentar, além de visita ao campus da UnB, lançamento do livro Camponeses Mortos e Desaparecidos: excluídos da justiça de transição.

Quem foi Chico Mendes

Francisco Alves Mendes Filho, Chico Mendes, foi um dos mais importantes ambientalistas brasileiros. Nasceu na cidade de Xapuri (estado do Acre) no dia 15 de dezembro de 1944 e trabalhou na região da Amazônia, desde criança, como seringueiro. Tornou-se vereador e sindicalista e em foi assassinado na porta de sua casa.

Entre os maiores feitos do sindicalista e ambientalista estão a realização do 1º Encontro Nacional de Seringueiros e a criação do Conselho Nacional de Seringueiros, ambos em 1985.

A luta de Chico Mendes pela preservação ambiental foi reconhecida em todo o mundo, tanto que ele recebeu em vida diversos prêmios ligados a ecologia e meio ambiente. O maior deles foi concedido pela Organização das Nações Unidas, o Global 500.

REDAÇÃO: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA

Categorizados em: