FASUBRA participa de Congresso Internacional Pedagogia 2023 e de reunião da CEA

, , , , 16:19 | 6 de fevereiro de 2023

A Direção Nacional (DN) da FASUBRA Sindical, representada pelo coordenador João Paulo Ribeiro (Jurídico e Relações do Trabalho), participou da 18ª edição do Congresso Internacional Pedagogia 2023, em Havana/Cuba, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, com o tema “Unindo educadores por um mundo melhor”.

A conferência de abertura contou com a presença do presidente de Cuba, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, que é professor universitário. Bermúdez tratou do papel da educação no desafio para a construção de saídas sustentáveis e solidárias para o mundo, a partir da gestão da ciência, tecnologia e inovação. O presidente também tratou do desafio cubano frente ao desumano bloqueio dos EUA e da experiência exitosa do país no enfrentamento à COVID-19, por meio do desenvolvimento de vacinas soberanas e de toda uma estratégia durante a pandemia, que contou com o apoio sociopsicológico de mais de 1000 artigos científicos publicados.

O seminário contou com diversas conferências e tratou de sete temas:

– Educação inclusiva, equitativa e de qualidade ao longo da vida para crianças, adolescentes e jovens.

– Perspectiva e consolidação da Formação e Educação Técnico-Profissional de qualidade e sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico dos países.

– Atendimento e formação integral de crianças, adolescentes e jovens. Cultura de paz e educação cidadã. Trabalho preventivo dos sistemas educativos.

– Desafios na formação inicial e continuada de professores e profissionais universitários. Atuação profissional e a transformação dos sistemas educacionais.

– Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. Desafios educacionais no enfrentamento da pandemia de COVID 19, promoção da saúde, abordagem de gênero e direito.

– Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento inclusivo, sustentável e educação de qualidade. Contribuições das ciências da educação para o desenvolvimento da prática educativa.

– Influência dos sindicatos, sindicatos de professores e organizações estudantis na qualidade da educação.

Confira como foi o Congresso na íntegra: https://www.pedagogiacuba.com/

Reunião Ordinária do Conselho Executiva da CEA

O coordenador João Paulo Ribeiro (JP) também representou a DN da FASUBRA Sindical na 1ª Reunião Ordinária do Conselho Executivo da Confederação de Educadores Americanos (CEA), no dia 1º de fevereiro. Atualmente a FASUBRA faz parte da Presidência Colegiada da CEA, em conjunto com representantes do México e Argentina, com mandato de três anos. Na reunião foi debatido diretrizes de ação e planejamento de três áreas estratégicas de gestão: educação nas Américas, diversidade e comunicação. Outro ponto de discussão foi um diagnóstico que será feito pela Direção Executiva sobre a educação pública nos 18 países da América filiados à CEA, além da questão de finanças.

Tag: , ,

Categorizados em: , , , ,