FASUBRA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

20:50 | 1 de setembro de 2011

A FASUBRA Sindical participou de audiência pública na Câmara dos Deputados convocada pela Comissão Especial destinada a conceder parecer sobre o Projeto de Lei Nº 8.035/2011, que trata do Plano Nacional de Educação que irá vigorar no período de 2011 a 2020.

Além da FASUBRA, a audiência contou com a presença de representantes de vários setores ligados à Educação Pública, como ANDES, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, PROIFES, Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação (ANFOPE), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e o relator da Comissão Especial, deputado Ivan Vanhoni.

Todos os presentes à audiência ressaltaram a importância de que se eleve o investimento na Educação para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e reconheceram os desafios que se apresentam para que a educação.

A coordenador-geral da FASUBRA, Léia de Souza Oliveira, aproveitou a oportunidade para falar da greve da categoria que já ultrapassa os 80 dias, solicitou apoio dos presentes à luta e ressaltou que o desenvolvimento da educação deve se dar com investimentos em todos os níveis, e que é preciso também levar em consideração a valorização dos técnico-administrativos em educação das universidades públicas para que as atividades acadêmicas sejam executadas de modo a garantir a qualidade do ensino. “Não há como falar em qualidade de ensino sem falar em valorização salarial”, afirmou a dirigente sindical.

A representante da FASUBRA destacou ainda alguns problemas vivos pelos técnico- administrativo em seus locais de trabalho. Segundo ela, mesmo com a legislação reconhecendo a existência e importância da categoria para o desenvolvimento da atividade acadêmica, ainda existe preconceito por parte da comunidade universitária acerca da função dos técnicos. “Temos casos em que docentes ocupam cargos específicos de técnico-administrativos, usurpando suas funções”, declarou.

Ela defendeu ainda a capacitação contínua da categoria nos mesmos moldes garantidos ao corpo docente das universidades e concluiu, fazendo coro com os outros convidados à audiência, dizendo que a FASUBRA faz e sempre fará o seu papel de defender a aplicação de 10% di PIB para a educação.

Negociação – Acerca da greve da categoria, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, Fátima Bezerra, afirmou estar encaminhando um abaixo-assinado entre os parlamentares no sentido de forçar a reabertura de negociação com o Governo para tentar por termo à paralisação.

______________________

Texto: Carla Jurumenha

 

Categorizados em: