FASUBRA participa de ato na UnB contra cortes na educação e outros ataques
Na noite de terça-feira (30/04), o Ministério da Educação (MEC) afirmou que o corte de 30% nos recursos das instituições de ensino federais será estendido a todas as universidades e institutos. A informação foi dada à TV Globo.
A FASUBRA Sindical esteve presente, nesta quinta-feira (2/05), em ato contra os cortes, em defesa da autonomia universitária e contra outros ataques à educação brasileira, realizado no Restaurante Universitário (RU) da Universidade de Brasília (UnB).
Estudantes, trabalhadores, entidades sindicais e parlamentares participaram da manifestação. As recentes medidas mostram a covardia do atual governo e a perseguição a organizações de estudantes e trabalhadores da educação, sendo que a retirada de recursos do orçamento das universidades seria uma forma de punição.
Veja vídeo da deputada federal Érica Kokay.
A mobilização foi organizada pela AdUnB (Associação dos Docentes da Universidade de Brasília) e pelo Sintfub (Sindicato dos Servidores Técnico Administrativo da Fundação Universidade de Brasília), com o apoio da FASUBRA e da UNE (União Nacional dos Estudantes). Segundo o Sintfub, o ato que iniciou às 12h transcorreu tranquilamente.
Representantes da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, da UNE (União Nacional dos Estudantes), da ANPG (Associação Nacional dos Pós-Graduandos) e da Proifes (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico), entre outros, também estavam presentes.
A FASUBRA Sindical orienta as entidades de base a realizarem atos locais contra os cortes em todas as Instituições Públicas de Ensino (IPEs). A FASUBRA reafirmou sua disposição de luta em defesa da universidade pública, contra os ataques do ministro Abraham Weintraub e chamou a unidade de todos os setores da educação para mobilização. Também apresentou o calendário que inclui o dia 15 de maio como o dia de greve da educação, em defesa das universidades.
Veja nota de repúdio da FASUBRA.
Categorizados em: Geral