FASUBRA PARTICIPA DA XVIII PLENÁRIA NACIONAL DE CONSELHOS DE SAÚDE DO CNS

19:49 | 30 de maio de 2014

PLENRIA CNS 052014

A FASUBRA Sindical participou da XVIII Plenária Nacional dos Conselhos de Saúde do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizada em Brasília (DF), nos dias 27 e 28 de maio, para debater e reafirmar o Sistema Único de Saúde como universal, público e de qualidade, além de ampliar a participação popular e mobilizar a sociedade em defesa do SUS. No dia 29 ocorreu na reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena, que contou com a participação da Coordenação de Raça e Etnia da FASUBRA Sindical.

A programação da Plenária constou de debates sobre saúde, direito e equidade no SUS; sobre a utilização do espaço das Conferências de saúde para fortalecimento da participação e do controle social em saúde; e a criação de uma agenda para o SUS. Também compôs a programação uma reunião com lideranças de movimentos sociais e populares e um ato político em defesa do SUS como sistema público e universal.

Durante o ato, a presidenta do CNS, Maria do Socorro de Souza, conclamou a presidente da República a receber os conselheiros para ouvir os movimentos sociais. “A presidente recebe a todos os movimentos individualmente, mas precisa nos receber como representantes do Controle Social”. Uma solicitação formal de audiência com a presidenta Dilma foi protocolada no Planalto.

Além da FASUBRA estiveram presentes à Plenária representantes de todos os conselhos de saúde, movimentos negro, LGBT, indígenas e agricultores, totalizando mais de dois mil participantes na plenária.

_______________________________________________________________________________________________

Redação: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA Sindical

 

 

Categorizados em: