FASUBRA participa da plenária ordinária do FENTAS – Fórum das Entidades Nacionais de Trabalhadoras e Trabalhadores na Área da Saúde e debate pauta do CNS – Conselho Nacional de Saúde, conjuntura política e futuro do SUS
A FASUBRA Sindical marcou presença na plenária do Fórum das Entidades Nacionais das Trabalhadoras e Trabalhadores da Área da Saúde (FENTAS), realizada na noite desta terça-feira (6), no auditório do Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal (SODF).
Com uma extensa pauta de debates, a plenária discutiu temas de interesse dos trabalhadoras e trabalhadores da saúde, entre eles o ENAEP. Também foi realizada a eleição para composição da CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa para a qual a Fasubra foi eleita, dando continuidade ao processo de organização e representação das entidades que integram o Fentas .
Ao final dos trabalhos, os participantes fizeram uma análise da conjuntura política nacional, com destaque para o processo eleitoral e suas possíveis repercussões nas políticas públicas de saúde. O debate teve como foco as perspectivas para o desenvolvimento e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando os diferentes projetos políticos em disputa.
Durante a avaliação, as entidades ressaltaram a importância da mobilização das trabalhadoras e trabalhadores e da sociedade em defesa das políticas públicas, da saúde e do caráter universal do SUS. A plenária também reafirmou a necessidade de manter a organização e a luta em defesa das pautas consideradas prioritárias pelo movimento sindical e social.
Como encaminhamento político, os participantes reafirmaram o compromisso de permanecer mobilizados e acompanhar de forma permanente o processo eleitoral e seus desdobramentos, defendendo, conforme posição expressa pelas entidades presentes, a soberania nacional, as pautas progressistas e a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Categorizados em: Geral