FASUBRA participa da organização do V Seminário Unificado de Imprensa Sindical

14:05 | 26 de julho de 2017

 

Com data prevista para setembro, o evento é voltado para jornalistas e diretores do movimento sindical.

 

Na tarde de terça-feira, 25, a FASUBRA Sindical e entidades do movimento sindical reunidos na sede do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (SJDF), discutiram a programação do V Seminário Unificado de Imprensa Sindical. Em sua quinta edição, o evento é voltado para jornalistas e diretores do movimento sindical, com data prevista para a primeira quinzena de setembro.

 

As primeiras edições do seminário foram realizadas na região sul do país pelo Fórum de Comunicação da Classe Trabalhadora de Santa Catarina. Neste ano, o SJDF será o anfitrião do evento que acontece em Brasília-DF.

 

 

De acordo com Renata Maffezoli, coordenadora geral do SJDF, o objetivo é “trazer o evento para uma área mais central, para que jornalistas de todo país participem, discutindo como a imprensa sindical vem atuando na luta contra os ataques à classe trabalhadora”.

 

As discussões serão sobre a imprensa sindical, o conteúdo produzido pelos jornalistas, as pautas do cotidiano, conjuntura nacional e como funciona a comunicação nas entidades. O tema central será os desafios da comunicação sindical na luta contra as reformas e os ataques à classe trabalhadora. As inscrições serão divulgadas em breve.

 

No Brasil, 58% dos brasileiros acessam a internet, são 102 milhões de internautas, segundo pesquisa TIC Domicílios de 2015. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015 o celular se consolidou como principal fonte de informação da população brasileira.

 

No ranking de acesso às redes sociais e uso das tecnologias, o Brasil é o segundo colocado. Isso revela a mudança no comportamento do brasileiro quando o assunto é informação, principalmente entre os mais jovens. Assim, é imprescindível que o movimento sindical acompanhe as mudanças e invista em novas tecnologias para alcançar todos os trabalhadores.

 

Essencial

Para a FASUBRA, o jornalismo sindical é peça chave na difusão da política de luta da classe trabalhadora, essencial nos dias atuais em que a tecnologia e a comunicação são indissociáveis em um mundo globalizado.

 

 


 

 

“A defesa da Categoria na luta por manutenção e ampliação de direitos em um cenário neoliberal tem como estratégia a comunicação com os trabalhadores, mobilizando e divulgando as ações de resistência”.

 

A comunicação contra-hegemônica deve permear o movimento sindical, garantindo a liberdade de expressão e empoderamento dos trabalhadores nos espaços de poder. Principalmente apresentar a versão do trabalhador e contrapor a mídia tradicional.

 

Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical

Categorizados em: