FASUBRA PARTICIPA DA COMEMORAÇÃO DA 100ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CONAES
O Auditório Anísio Teixeira do Conselho Nacional de Educação foi palco da solenidade de comemoração da 100ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), ocorrida em 17 de setembro.
A celebração, que contou com presença da FASUBRA, reuniu no prédio do CNE, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; o presidente da CONAES, Robert Evan Verhine; o presidente do INEP, Luiz Cláudio Costa, e o secretário da SESu MEC, que avaliaram a atuação da CONAES nos últimos 10 anos e sua importância no cenário da educação superior brasileira.
Para o ministro Mercadante, a CONAES proporcionou avanços na educação superior e os debates propostos pela Comissão só contribuíram para democratizar e elevar o patamar da educação nos país.
O ministro também cumprimentou a Comissão pelo trabalho desenvolvido ao logo dos anos. “Parabenizo a Comissão pelos seus 10 anos, e ressalto que tanto a comissão quanto o Conselho Nacional de Educação (CNE) muito contribuíram para desenvolver um sistema de estímulo à melhora da educação superior”, afirmou.
Robert Verhine, presidente da CONAES, ressaltou que um dos maiores avanços foi a instituição do Sistema Nacional de Avaliação do Superior (Sinaes). “Isso mostra de certa forma a força de um sistema como um todo”, avaliou Verhine, que acrescentou qual o maior desafio da Comissão para o futuro. “Sempre estaremos procurando aperfeiçoar o sistema, então a gente sempre vai trabalhar para fazer ajustes em torno de novas circunstâncias que irão aparecer”, avaliou.
Acerca da participação da FASUBRA na CONAES, o presidente elogiou a contribuição da Federação e afirmou que a presença da federação nos debates é fundamental. “Nós temos os três segmentos representados na CONAES, e todos trazem uma contribuição muito importante que é essa perspectiva de dentro, da visão de pessoas que trabalham diretamente em instituições de ensino superior. Isso é salutar”.
Representante da FASUBRA na CONAES, Rolando Malvásio, avaliou que a Comissão é um importante espaço de discussão que prescinde da representação da categoria, que só cresce estando presente em fóruns como a Comissão. Malvásio destacou a ação desenvolvida nas comissões especiais. “Temos trabalho junto as Comissões Próprias de Avaliação que têm grande importância no processo avaliativo nacional. Ressalto também o trabalho na acreditação dos diplomas internacionais entre tantas outras tarefas da CONAES e representar a FASUBRA e 180 mil trabalhadores me enche de responsabilidade e alegria”, concluiu.
Texto e foto: ASCOM FASUBRA Sindical
Categorizados em: Geral