FASUBRA participa da 277ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Saúde

12:51 | 3 de fevereiro de 2016

 

OMS decreta estado de emergência sanitária mundial devido à ameaça que representa o zika vírus.

Nos dias 02 e 03 de fevereiro o Conselho Nacional de Saúde (CNS) se reúne no plenário “Omilton Visconde” no Ministério da Saúde (MS) em Brasília-DF, para deliberar ações de controle social para o combate ao Aedes Aegypti. A FASUBRA Sindical participa do evento, representada pela coordenadora Eurídice Almeida.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou nesta segunda-feira (1) estado de emergência sanitária mundial devido à ameaça que representa o zika vírus. Segundo o Boletim Epidemiológico do MS, foram registrados em 2015, 1.649.008 casos prováveis de dengue no Brasil, a região Sudeste tem o maior número de casos com 62% (1.026.226).

Na ocasião, o déficit em saneamento básico foi mencionado como um dos problemas que acomete a população brasileira, deixando uma lacuna para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus (causa microcefalia em recém-nascidos). De acordo com André Luiz de Oliveira, coordenador da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (COFIN) do CNS, a guerra declarada contra o mosquito transmissor conta com o apoio de entidades sociais civis e eclesiásticas.

A FASUBRA Sindical alerta todos os trabalhadores para o combate contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, que pode levar à morte. É de extrema importância a ação de todos na luta pela prevenção.

 


 

Durante o evento será apresentado o quadro orçamentário e financeiro para 2016 por meio de análise da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovadas em dezembro de 2015. Também será realizado o debate referente aos aspectos relacionados à Política Nacional de Saúde Mental.

Confira a entrevista com doutor André Luiz dos Santos do CNS de como prevenir o zika vírus aqui!

Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical

 

Categorizados em: