FASUBRA participa da 20ª Plenária de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares

18:51 | 26 de agosto de 2016

 

 

O CNS também realiza campanha contra a aprovação da PEC 241/16, considerada o maior retrocesso na política da saúde desde as conquistas da Constituição Federal de 1988

 

A FASUBRA Sindical participou da 20ª Plenária de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares, nos dias 24 e 25 no Centro Internacional de Convenções do Brasil em Brasília-DF. O evento realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) tratou do tema “O SUS do tamanho da necessidade do povo brasileiro’, em defesa e fortalecimento do modelo institucional do Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de mil pessoas de diversos estados participaram. Representaram a Federação os coordenadores, Eurídice Almeida e Wellington Pereira.

 


 

Foram propostos a criação de um plano de quatro anos para ampliar a a atenção básica de saúde pela União, estados e municípios, atingindo 80% da população e a instituição da carreira nacional de assistência básica  da saúde por meio de um fundo único nacional de atenção básica, com base em dados e análises da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

 

Não a PEC 241/16

O CNS também realiza uma campanha contra a aprovação da PEC 241/16, considerada o maior retrocesso na política da saúde desde as conquistas da Constituição Federal de 1988. A proposta submeti o gastos com saúde à inflação do período, mensurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

 

CNS

Importante órgão deliberativo de instância máxima do SUS, o CNS fiscaliza, acompanha e monitora as políticas públicas de saúde. Vinculado ao Ministério da Educação é constituído por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o seu Presidente eleito entre os membros do Conselho.

 

O conselho também é responsável por aprovar o orçamento da saúde, acompanhar a execução orçamentária e aprovar a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde.

 

Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical

 

Categorizados em: