FASUBRA ORIENTA ENTIDADES A LUTAREM CONTRA LEILÃO DO CAMPO DE LIBRA

20:48 | 30 de setembro de 2013

campodelibraout20131

A FASUBRA Sindical, conforme resolução de Plenária Nacional, orienta a todas as entidades de base a agirem, participando dos comitês locais e atividades nos prédios de representação da PETROBRÀS, contra o leilão do Campo de Libra, localizado na Bacia de Campos (RJ), cujo objetivo é fazer a concessão de áreas para exploração de petróleo e gás natural na região do pré-sal, baseado no regime de partilha de todo o petróleo extraído.

O leilão está marcado para o próximo dia 21 de outubro, e 11 empresas privadas já se inscreveram para participar do leilão, que ocorrerá frente a protesto dos petroleiros que entraram em greve na última quarta-feira (16) e exigem a suspensão do leilão de Libra, o primeiro do pré-sal, sob regime de partilha.

A FASUBRA Sindical convoca todas as entidades de base da federação próximas ao Rio de Janeiro a participarem das atividades de protesto.

 

 

De acordo com as regras, vencerá o pleito o consórcio que apresentar a maior parcela do óleo de Libra destinada à União. A Petrobras vai ser a única e sócia de todos os campos, com no mínimo 30% de participação. A expectativa é que a produção seja de 1 milhão de barris por dia da área de Libra, a maior reserva de petróleo já descoberta no país.

Diante de tal riqueza, a FASUBRA Sindical, em coro com outras entidades representativas do conjunto dos trabalhadores, é contra o leilão por entender que o petróleo é brasileiro, deve ser então explorado por empresas brasileiras para gerar mais emprego e garantir o desenvolvimento do país, desta forma não dando margem para a privatização e exploração do petróleo por mega conglomerados de multinacionais do petróleo.

Por isso, e para valorizar o que é nosso, a FASUBRA Sindical vem convocar todas as entidades a participarem dos atos a serem desenvolvidos conforme calendário abaixo. Confira e participe!

24 de setembro – início de um acampamento no Rio de Janeiro

3 de outubro – no aniversário de 60 anos da Petrobrás, os movimento sociais

                         realizarão atos pelo país afora e iniciam um acampamento também em

                         Brasília

7 de outubro – realização de um mega ato político-cultural no Rio de Janeiro, com participação de artistas e intelectuais 14 a 18 de outubro – a luta contra os leilões de petróleo nos estados

17 de outubro – marchas nas principais capitais do país contra o leilão de Libra

21 de outubro – grande manifestação nacional contra a entrega de Libra na cidade onde for realizado o leilão.

 Redação: ASCOM FASUBRA

 

Categorizados em: