FASUBRA orienta categoria a participar das atividades do movimento UNA-SE que acontecerá em Natal/RN em 19 de setembro.

20:27 | 15 de setembro de 2014

aposentados20141

A FASUBRA Sindical orienta a categoria a participar das atividades do movimento Una-se que ocorrerão em 19 de setembro em Natal/RN. Para a data está prevista uma mobilização de rua com concentração a partir das 15h, em frente ao SERHS Hotel, seguida de passeata em direção ao escritório político do presidente da Câmara, Henrique Alves, ao qual os manifestantes reivindicarão a apreciação célere por aquela casa legislativa de projetos e proposições de interesse dos aposentados.

O ato deverá ser acrescido de cerca de trabalhadores ligados a outras instituições do serviço público e da iniciativa privada que lutam pela aprovação da PEC 555/06 (fim da cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados – Contribuição de Inativos) e PL 4434/08 (dispõe sobre o reajuste dos benefícios mantidos pelo regime geral de previdência social e o índice de correção previdenciária).

Ambas as matéria estão prontas para irem à votação, mas encontram resistência dentro do Congresso Nacional. A PEC 555/06, por exemplo, foi inclusa na pauta do esforço concentrado da Câmara dos Deputados realizados ontem (03) e anteontem (02), sem a que aquela casa política tenha apreciado a proposição em Plenário. A FASUBRA Sindical esteve presente na Câmara no dia 02 e foi informada de que os trabalhos estavam barrados por conta de algumas obras de reparo do edifício, de forma que não haveria votações.

Por sua vez, o Projeto de Lei 4434/08 traz uma nova regra de transição de cinco anos, até que a proporção entre o benefício e o valor mínimo seja recuperada totalmente. Durante esse prazo, serão repassados 20%, a cada ano. O percentual, que seria individual, será usado para calcular os reajustes durante a vida do beneficiário. O PL tramita no Congresso há seis anos, sem ainda ter sido votado.

Una-se – O Una-se é um movimento de idosos, aposentados e pensionistas do serviço público e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que surgiu a partir da necessidade de se intensificar as ações e reivindicações dessa parcela da população idosa do país. O movimento teve origem na Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), é coordenado pela Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (COBAP) e Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (MOSAP) e foi lançado em 5 de agosto passado quando houve intensa mobilização na Câmara dos Deputados para aprovação da PEC 555/06.

Para obter mais informações sobre o Una-se, o interessado pode acessar as informações no endereço facebook/uma-se ou ainda procurar algumas das entidades organizadoras (www.cobap.org.br e www.mosap.org.br).

Programação:

Dia 18/09/2014 (Quinta-feira)

14h – Check in para acesso aos quartos

14h às 18h – Recepção e credenciamento

18h30 – Jantar

21h – Humorista Boca de Álcool e Show com a banda Wave Trio

Dia 19/09/2014 (Sexta-feira)

08h30 – Abertura Oficial do Encontro (Salão Bossa Nova)

11h10 – Palestrante: Dra. Sônia Maria Zerino – Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude da CNTI

Tema: “Direitos dos Idosos Segundo o Estatuto”

12h – Almoço

13h30 – Palestrante: Adonias Cesário de Souza (Professor Universitário com especialização em Administração, Venda e Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Ex-Gerente do SENAC, Consultor de Empresas e Mestre em Comunicação e Oratória com mais de 300 cursos realizados)

Tema: “Competências para um líder de sucesso”

15h30 – Ato dos aposentados em Natal.

18h30 – Jantar

21h – Apresentação Regional “Quadrilha Junina” e Show com a banda Wave Trio

Dia 20/09/2014 (Sábado)

08h30 – Palestrante: Sandra Helena Lima do Nascimento (Chefe da Divisão de Convênios do INSS)

Tema: “Auditoria do Convênio INSS x COBAP”

09h20 – Palestrante: Cláudia Moinhos Ricaldoni (Presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão – ANAPAR)

Tema: “Inserção dos Participantes na Gestão dos Fundos de Pensão”
 
10h10 – Palestrante: Floriano Martins de Sá Neto (Vice-Presidente de Assuntos Parlamentares da ANFIP) e Maurício José Nunes Oliveira (Economista da COBAP)

Tema: “Seguridade Social, Previdência e Desoneração da Folha”

11h00 – Palestrante: Ezequiel Fernandes (Coordenador da COBAP Viagens)

Tema: “COBAP Viagens e Parceiros no segmento de Viagens e Turismo””

12h – Almoço

13h30 Formação de Grupos Temáticos para avaliar nosso movimento

ð Direitos da Pessoa Idosa: Avanços e Desafios nos últimos 20 anos na Política do Idoso e no Controle Social

ð SUS: Avanços e Desafios na Saúde e no Controle Social

ð Movimento dos Aposentados: Suas Lutas, Conquistas e Desafios

ð Protagonismo da mulher no movimento dos aposentados

16h00  -Apresentação dos trabalhos em plenária

17h30 Encerramento do Encontro com a palavra do Sr. Onildo Mendes, Presidente em Exercício da FESAPI/RN, do Sr. Silberto Raimundo da Silva, Presidente do SINDAP/RN e do Presidente da COBAP, Sr. Warley Martins Gonçalles.

18h30 – Jantar

21h – Forró Pé de Serra com Robertinho do Acordeon (Traje: Chapéu de palha; homens de camisa quadriculada e mulheres com vestido típico) e Show com a banda Wave Trio

Dia 21/09/2014 (Domingo)

08h – City tour em Natal

12h – Almoço

Tarde: Livre

18h30: Jantar

21h – Show de encerramento com a banda Wave Trio

Dia 22/09/2014 (Segunda-feira)

Até às 12h00 – Check out

 

 

Categorizados em: