FASUBRA na reunião do Fórum dos Servidores Públicos Federais

15:54 | 23 de junho de 2015

 

Medidas do governo preocupam trabalhadores

Por Luciana Castro

As entidades do Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPF’s) se reuniram na tarde de segunda-feira, 22, na Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS). Participaram representantes de 13 entidades. No âmbito de representação nacional esteve presente a Central Sindical CSP-Conlutas.

Na análise de conjuntura o destaque principal apresentado pela maioria das entidades foi a mobilização conjunta dos trabalhadores por meio das Centrais Sindicais e sindicatos. Fortalecer o movimento grevista e estreitar laços contra o Ajuste Fiscal que assola a classe de menor poder aquisitivo como os desempregados, viúvas e pescadores (Medidas Provisórias 664 e 665/04 que alteram as regras do Seguro-Desemprego, Abono Salarial, Seguro-Defeso, Pensão por Morte, Auxílio-Doença e Auxílio-Reclusão).  Perseverar na luta contra o Projeto de Lei 30/2015 que expande e regulamenta a mão de obra (PLC da Terceirização) por reduzir direitos trabalhistas e salários, aumentar o risco de acidentes e causar a precarização das organizações de trabalho segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Foram encaminhados a realização da Reunião Ampliada do Fórum dos SPF’s no dia 28 de junho no Hotel Brasília Imperial, das 9h às 18h com intervalo para almoço.

Pauta:

  • Informes;
  • Campanha Salarial 2015;
  • Rateio das atividades realizadas;
  • Ações de mobilização nacional;
  • Encaminhamentos;

Nos informes a FASUBRA-Sindical apresentou o balanço atual da greve que conta com a adesão de 65 instituições (universidades e Institutos Federais). Segundo a representação da FASUBRA, é a maior greve em termos de expansão da base devido à rápida adesão em um curto espaço de tempo.

O representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), destacou o avanço crescente da greve dos docentes. A paralisação iniciou com 18 seções sindicais e atualmente apresenta 35 instituições em greve. Informaram que amanhã, 23, acontece a Audiência do ANDES-SN com o Ministério da Educação (MEC) às 14h. As entidades foram convidadas a participar do Ato que será realizado em frente ao MEC durante a audiência.

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT) aprovou assembleia permanente de estado de greve e mobilização, com manifestação no dia 25 de junho, segundo seus representantes.

Já o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, realizaram duas paralisações parciais e aprovaram greve de 1 dia (25/06).

A discussão do indicativo de greve do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) está marcada para o dia 13 de julho. A Plenária acontece antes, nos dias 4 e 5 de julho. Em Campinas, os servidores já estão em greve.

 

 

 

Categorizados em: