FASUBRA na 15ª Conferência Nacional de Saúde
A conjuntura de crise política e econômica mundial, somada ao congresso mais conservador da história brasileira, ameaça a permanência de direitos conquistados pela sociedade.
A FASUBRA Sindical está presente na 15ª Conferência Nacional de Saúde, iniciada na manhã dessa terça-feira, 1º. de dezembro, em Brasília-DF, com encerramento previsto para a sexta, 4. A Federação é uma das entidades que participam da organização do evento, em função da sua histórica luta em defesa da saúde pública. A conferência convocou a população brasileira para avaliar a saúde no Brasil e auxiliar na definição de políticas e caminhos, visando garantir a continuação do Sistema Único de Saúde (SUS). Antecedendo a conferência nacional, foram realizadas consultas populares em duas etapas deliberativas: municipal (de 9 de abril a 15 de julho), estadual (de 16 de julho a 30 de setembro), culminando com a última etapa, a nacional. O tema que, nesta edição, norteia os debates da Conferência é “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.
O SUS é um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, realizando desde atendimentos ambulatoriais aos de alta complexidade, como transplante de órgãos, com acesso integral, gratuito e universal para todos os brasileiros. Entretanto, a conjuntura de crise política e econômica mundial, somada ao congresso mais conservador da história brasileira, ameaça a permanência de direitos conquistados. Neste momento de contraste, na luta de interesses para manter a hegemonia do capital, o SUS tem sofrido ataques de setores conservadores e do mercado. A conquista de milhares de brasileiros está ameaçada de deixar de ser direito e dever do Estado à serviço da população brasileira, que por isto precisa se engajar na luta pela formulação de políticas públicas que garantam a integralidade, gratuidade e universalidade da saúde no país.
Marcha e Ato em Defesa do SUS
No dia da abertura, no período da tarde, a representação da FASUBRA comandou a marcha em Defesa do SUS. Seguindo um trio elétrico, os participantes, munidos de faixas e cartazes, partiram da Catedral de Brasília até o Congresso Nacional, onde foi realizado o Ato em Defesa do SUS. A abertura aconteceu no Centro de Convenções Ulisses Guimarães às 19 horas e reuniu centenas de pessoas.
Durante o evento serão discutidos, ainda, temas como: Reformas democráticas na defesa do SUS; Democracia, participação e comunicação para o SUS; valorização do trabalho na formação do SUS; Direito à saúde: acesso com qualidade e equidade para cuidar bem das pessoas; Direito Universal à saúde, financiamento e relação público/privado; Ciência, tecnologia e inovação no SUS; Gestão do SUS e os modelos de atenção à saúde. Também serão realizados grupos de trabalho. A conferência se encerra na sexta-feira com a plenária final.
Com informações: http://conferenciasaude15.org.br
Assessoria de Comunicação da FASUBRA SINDICAL
Categorizados em: Geral