FASUBRA marca presença no Dia da Amazônia

18:43 | 6 de setembro de 2023

No dia 5 de setembro, foi comemorado o Dia da Amazônia. A data foi marcada por uma cerimônia do Governo Federal, no Palácio do Planalto, anunciando um conjunto de medidas.

A FASUBRA Sindical marcou presença no evento através de seus coordenadores: Antônio Bernardo Dias (Direção Nacional da FASUBRA), Maria Tereza Tavares Fujii (Coordenadora de Aposentados), Eurídice Ferreira de Almeida (Coordenadora de Saúde e Hospitais Universitários) e Elma Dutra (Direção Nacional da FASUBRA).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado das ministras Marina Silva (do Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Sônia Guajajara (dos Povos Indígenas) demarcou duas novas terras indígenas, além de outros atos para a proteção do meio ambiente e da floresta, destacando a ampla mudança nos rumos da questão ambiental no Brasil, como por exemplo, a forte queda no desmatamento. Nos primeiros sete meses de governo, de acordo com a ministra Marina Silva, houve queda de 42% no desmatamento do bioma amazônico. Em 2022, nos primeiros oito meses, a Amazônia Legal registrou a maior taxa de desmatamento em 15 anos, de acordo com dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto Imazon.

Na cerimônia, o presidente Lula também assinou decretos que oficializam as terras indígenas Rio Gregório (no município de Tarauacá, estado do Acre, área de ocupação tradicional e permanente dos povos Katukina e Yawanawá) e Acapuri de Cima, na cidade de Fonte Boa, estado do Amazonas, caracterizada como de ocupação do povo Kokama. As demarcações das duas terras indígenas fazem parte do reconhecimento de oito territórios em andamento. Em abril, o presidente assinou a homologação da demarcação de outras seis — Arara do Rio Amônia (no Acre), Kariri-Xocó (em Alagoas), Rio dos Índios (no Rio Grande do Sul), Tremembé da Barra do Mundaú (no Ceará), Avá-Canoeiro (em Goiás), e Uneiuxi (no Amazonas). A homologação, feita por decreto, é o último ato antes do registro formal da terra indígena.

Confiram as informações completas de todos os atos assinados em:

Fonte: No Dia da Amazônia, presidente homologa terras indígenas e assina atos para proteção da floresta — Planalto (www.gov.br)

Categorizados em: