FASUBRA é representada na reunião da Comissão Intersetorial de Comunicação do Conselho Nacional de Saúde

20:49 | 15 de setembro de 2014

A Fasubra Sindical participou nesta segunda-feira (15) da reunião da Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde – CICIS -, ocorrida no Ministério da Saúde, para elaborar políticas e programas de comunicação a serem aplicados na XV Conferência Nacional de Saúde que será realizada em novembro de 2015. A meta da reunião foi definir a realização de uma oficina na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro com todos os militantes de comunicação de massas e a grande mídia, para melhorar a promoção do Sistema Único de Saúde (SUS) e da XV Conferência de Saúde. 

A CICIS foi criada pela resolução 277 de 07 maio  de 1998 e reativada pela resolução 349 de 05 de maio de 2005, e tem por objetivo assessorar o Conselho Nacional de Saúde (CNS) em temas que buscam a democratização da comunicação e informação, em todos os aspectos, bem como a interlocução permanente entre os conselhos municipais e estaduais de saúde para o fortalecimento do controle social e do SUS. 

Dentre as atribuições da CICIS destacam-se: a busca pelo aperfeiçoamento da capacidade de comunicação e informação, coordenação, gestão e operacionalização de políticas e ações públicas dirigidas à qualidade de saúde e vida da população, mediante a compatibilização das bases de dados de comunicação e de informação sobre os fatores condicionantes e determinantes da saúde e a garantia do acesso dos conselhos de saúde às informações necessárias à sua atuação. 

XV Conferência Nacional de Saúde

Na reunião de hoje ficou previamente definido que a oficina de planejamento da XV Conferência Nacional de Saúde será realizada pelo CNS nas datas prováveis de 10, 11 e 12 de novembro, ou 29, 30 e 31 de outubro. Os objetivos da oficina incluem a discussão sobre estratégias nacionais de comunicação, a construção com os conselhos de saúde de estratégias de comunicação para XV Conferência e de uma rede de comunicadores/meio para a Participação Social na Saúde.

A expectativa é de que ao final da oficina seja alavancada uma rede de comunicadores que seria um espaço para dar desdobramentos ao que for discutido durante a oficina, permitindo troca de ideias, otimização de recursos e ações em parceria. A rede facilitará também a articulação de ações de âmbito nacional, de forma descentralizada e considerando o princípio de horizontalidade que permeia o conceito de redes,  de forma que a “Rede de Comunicadores para a XV CNS” deve guardar espaço para múltiplos espaços de protagonismo.

A FASUBRA Sindical foi representada pelo coordenador Rolando Malvásio Júniuor.

___________________________________________________________________________________

Edição: Carla Jurumeha (ASCOM Fasubra) com informações do Conselho Nacional de Saúde

Categorizados em: