FASUBRA disponibiliza sistematização das informações do I Encontro Nacional de Aprimoramento da Carreira
Federação orienta sindicatos de base a ampliar discussões, conforme sugestão de calendário definido no encontro.
O I Encontro Nacional de Aprimoramento da Carreira, que aconteceu nos dias 26 e 27 de fevereiro, reuniu trabalhadores técnico-administrativos participantes das discussões de carreira junto às instâncias de base da Categoria, tais como representantes dos GT Carreira, dirigentes sindicais e integrantes das Comissões Internas da Carreira (CIS) E da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC), além de trabalhadores dos Institutos Federais (IF) da base do SINASEFE.
Estiveram nas mesas de debate representando o Conselho Nacional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) o professor Cícero Nicácio do Nascimento, reitor do Instituto Federal da Paraíba e coordenador da Câmara Temática de Gestão de Pessoas da entidade, e Aliomar da Silva, coordenador Jurídico e Relações de Trabalho do SINASEFE e membro da Comissão Nacional de Supervisão (CNS). A ANDIFES, também convidada para o debate, justificou sua ausência por motivo de “contingenciamento de despesas”.
Foram dois dias de discussão sobre aumento nos padrões de vencimento e capacitação, Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), técnico-substituto, dimensionamento e a relação CIS-FASUBRA-CNSC, organizado em debates amplos e em grupos de trabalho.
De acordo com a Coordenação Jurídica e Relações de Trabalho da federação, o evento não teve caráter deliberativo, pois as bases ainda deverão opinar sobre o trabalho realizado para, posteriormente, ser aprovado em instância própria. Todo o debate foi compilado e as informações disponibilizadas em documentos produzidos durante o encontro, no âmbito da FASUBRA e das entidades de base. (documentos)
A FASUBRA orienta sindicatos de base a realizar amplas discussões, conforme sugestão de calendário definido no encontro. Segundo a coordenação jurídica e relações de trabalho, a proposta da Federação é elaborar uma posição unificada a partir do resultado dos debates, para defender o posicionamento da categoria nas mesas de negociação com o governo.
O calendário prevê que as entidades de base encaminhem, até o dia 18 de março, o formulário já enviado anteriormente. A FASUBRA sugere que os debates ocorram de forma ampla, para contemplar as diversas realidades, tanto funcionais como etárias, da Categoria.
Confira o material produzido no I Encontro Nacional de Aprimoramento da Carreira aqui!
Categorizados em: Geral