FASUBRA conquista postos no Conselho Diretivo e na Secretaria Executiva da CONTUA

17:21 | 3 de agosto de 2009

A delegação de sete coordenadores da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras – FASUBRA Sindical – já retornou do Panamá, onde participou do Congresso Constitutivo da Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Universidades das Américas – CONTUA.

O evento ocorreu no período de 3 a 5 de junho, na cidade do Panamá, país homônimo localizado na América Central, com o objetivo de organizar a estrutura da entidade, elaborar o estatuto da CONTUA, eleger membros de instâncias superiores e definir o Plano de Lutas da Confederação.

Ao cabo dos três dias do evento, delegados de 16 países concluíram os trabalhos com a FASUBRA Sindical sendo escolhida para ocupar dois postos na Confederação: o primeiro deles no Conselho Diretivo, e o segundo na Secretaria Executiva da Confederação.

Segundo avaliação do diretor da Coordenação de Administração e Finanças da FASAUBRA, Raimundo Nonato Uchôa Araújo, a Federação teve participação decisiva na criação da CONTUA, não apenas pelo peso político da entidade no cenário sindical do Brasil, mas, sobretudo, pela atuação qualitativa em todos os encontros que antecederam o congresso constitutivo.

“A CONTUA deverá desempenhar um papel de fundamental importância para a organização dos trabalhadores e trabalhadoras das universidades das Américas, tendo em vista que será um catalisador e difusor das demandas desse importante segmento, na medida em que organizar e encaminhar propostas e reivindicações, compartilhando com a grande rede que será formada, envolvendo esses trabalhadores em suas bases”, acredita Uchôa.

Ainda de acordo com o coordenador, os nomes da FASUBRA que deverão ocupar os postos destinados ao Brasil na CONTUA, serão escolhidos ainda na reunião iniciada da Diretoria Nacional da entidade, que teve início nesta segunda-feira (8) e vai até a quarta-feira (10). No entanto, existe uma forte sinalização de que os cargos sejam ocupados pelas duas principais forças políticas que atuam na entidade. “A exemplo da cultura prevalecente na Federação, reconfirmada no XX CONFASUBRA, esta é a tendência”, reafirmou Uchôa.

Relativamente à atuação da delegação da FASUBRA presente ao congresso da CONTUA, os sete coordenadores da Federação integraram a equipe de elaboração do Estatuto e apresentaram diversas sugestões para o Plano de Lutas da Confederação, além de participarem com intervenções importantes nas plenárias.

No dia de encerramento das atividades congressuais, o coordenador-geral da FASUBRA, Paulo Henrique Rodrigues dos Santos, falando em nome da Federação, agradeceu a hospitalidade dos anfitriões, e ressaltou o compromisso de todos para que a CONTUA exerça o papel para o qual foi criada em âmbito internacional, representando os trabalhadores e trabalhadoras das Universidades das Américas.

Tag: , ,

Categorizados em: