Fasubra assina Protocolo das Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde dos Trabalhadores do SUS

20:03 | 17 de fevereiro de 2012

Nos dias 15 e 16 de fevereiro próximos passados, em Brasília, a FASUBRA Sindical esteve participando da 55ª. Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), ligada ao Ministério da Saúde, a primeira do ano de 2012.  

A participação da Federação na Mesa se deve pela sua interface com os Hospitais Universitários, ligados ao SUS. A reunião foi marcada por um fato de grande importância para a classe trabalhadora da área da saúde, no âmbito do SUS, incluindo-se obviamente os que atuam nos HUs: a assinatura do Protocolo 008/2011, que institui as Diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde dos Trabalhadores do SUS.  

O protocolo, que é um marco importante para os Trabalhadores do SUS, foi construído pelo Comitê Nacional da Saúde do Trabalhador do SUS, composto paritariamente, por representantes do governo e dos trabalhadores, efoi submetido a duas consultas públicas.  

O documento constitui-se numa ação do controle social em relação às políticas públicas e numa grande conquista da sociedade, em especial, dos trabalhadores, pois é fruto de sua atuação na MNNP-SUS. Na abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde, o protocolo havia sido assinado, simbolicamente, pelo Ministro da Saúde e por um dos trabalhadores representando a Bancada.  

Na reunião, foi assinado pelos demais representantes dos gestores e dos trabalhadores que integram a mesa, incluindo obviamente a representação da FASUBRA, presente. “Foi um momento histórico que merece ser registrado”, disse a coordenadora da pasta de Aposentados da Federação.

__________________________________________

Texto: Coordenação de Aposentados Fasubra Sindical

  

Categorizados em: