Fasubra apresentará quatro oficinas no FST 2012

17:25 | 9 de janeiro de 2012

Se depender da Fasubra Sindical o Fórum Social Temático 2012 vai contar com discussões específicas sobre sindicalismo, privatização da saúde, previdência, e raça e etnia. É que a federação está inscrita para realizar quatro oficinas temáticas no evento, a saber: Ações afirmativas – a questão racial, o acesso e a permanência nas universidades; Convenção 151 e seus impactos na Organização e Estrutura Sindical no Serviço Público no Brasil; Previdência Privada no Serviço Público e o real papel do futuro fundo de pensão; e Ebserh – a privatização dos Hospitais Universitários.

Toda a base da federação está convidada a participar das oficinas, em especial as situadas no Rio Grande do Sul, segundo o coordenador-geral da FASUBRA, Rolando Malvásio Júnior, para quem o evento ampliará os debates sobre assuntos de fundamental importância para a categoria. “É uma oportunidade ímpar de estender a outros setores da sociedade civil as lutas dos trabalhadores, por isso é necessário o envolvimento da categoria no evento”, diz.

O Fórum Social Temático acontecerá de 24 a 29 deste mês em Porto Alegre (RS) e região metropolitana.  Este ano o Fórum escolheu desenvolver o tema Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental, e é preparatório para a Cúpula dos Povos Rio+20, a ser realizada pelo movimento social e ambiental paralelamente à Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Clima e Meio Ambiente (COP).

As discussões do fórum, que este ano traz como novidade a autogestão,  estão distribuídas  nos quatro eixos temáticos do evento, sendo o Eixo 1- Fundamentos éticos e filosóficos: subjetividade, dominação e emancipação; o Eixo 2 – Direitos Humanos, povos, territórios e defesa da mãe terra; o Eixo 3 – Produção, distribuição e consumo: Acesso às riquezas, bens comuns e economia de transição; e finalmente o Eixo 4 – Sujeitos políticos, arquitetura de poder e democracia. 

_________________________________________  ___________________________________

Texto: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA

Categorizados em: