Fasubra, Andes e Sinasefe se reúnem em Brasília para articular ações contra a aprovação da PEC 241/16 no Senado

19:54 | 26 de outubro de 2016

 

 

Entidades aprovam intensificar a denúncia contra parlamentares que votaram à favor da PEC em todo o país.

 

 

Nesta manhã, 26, por convocação da FASUBRA Sindical, entidades da educação, sindicais e estudantis, se reuniram para analisar a conjuntura da greve e articular atividades e ações na base.

 

A Federação apresentou a mobilização da categoria dos técnicos administrativos a partir da greve, deflagrada no dia 24 de outubro, as entidades de base estão realizando rodadas de assembleias para deliberar sobre a aprovação do indicativo de greve contra a aprovação da PEC 241/16, que limita os investimentos em áreas essenciais como saúde e educação e congela salários de servidores públicos.

 

Para a FASUBRA, o objetivo é fortalecer a unidade do setor da educação e dos federais, somando esforços em greves de setores e na preparação da greve geral. “Comunicamos a instalação de nosso CNG no dia 31 de outubro e a intenção de investimento em atos, assembleias e comitês conjuntos e apoiar o processo de ocupação estudantil contra a PEC 24/161 e a reforma do ensino médio”.

 


 

 

Andes-SN

Já o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) estão indicando a realização de assembleias, orientando a unidade de ações para fortalecer comitês pró Greve Geral e fortalecer Fóruns Estaduais.

 

Será realizada a plenária conjunta do setor de estaduais e federais nos dias 05 e 06 de novembro, em Brasília – DF, já o congresso dos docentes ocorre em janeiro de 2017. Também estão realizando uma campanha de denúncia dos parlamentares que votaram contra os trabalhadores na PEC 241, com cartazes e panfletos.

 

Sinasefe

 

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) relatou o “processo extremamente positivo de ocupações de Institutos Federais (IF)”, a construção do movimento paredista com unificação de todos os setores definindo se ocorrerá por tempo determinado ou indeterminado, pela pauta unificada.

 

Também apoiam a construção de comandos estaduais, as ocupações locais e a campanha arrecadação para suporte da ação dos estudantes. Algumas seções aprovaram aderir à greve, outras seguem avaliando o indicativo. A plenária nacional do Sinasefe será realizada nos dias 05 e 06 de novembro.

 

Encaminhamentos

As entidades se comprometeram a apoiar as ocupações estudantis, fortalecendo comitês locais, reforçar a orientação de fóruns conjuntos para traçar estratégias de ações em cada localidade.

 

Também aprovaram a construção de grandes atos e paralisações nos dias 11 e 25 de novembro, datas indicadas na reunião das centrais sindicais e intensificar a denúncia dos parlamentares, com panfletos e colagem de cartazes por todo o país antecedendo o dia 11 de novembro.

 

Aprovaram articular a denúncia dos projetos do governo e sua tentativa de criminalizar os movimentos sociais e articular representações das entidades nas plenárias de 05 e 06 de novembro, socializando os informes antes da definição de calendários das entidades.

 

O cronograma do presidente do Senado junto aos líderes partidários para votação da PEC 241/16 em primeiro turno é 29 de novembro e em segundo turno 13 de dezembro.

 

Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical

 

 

Categorizados em: