Entidades da Educação discutem a greve de 48h nos dias 2 e 3 de outubro

14:38 | 25 de setembro de 2019

Entidades da Educação, sindicais e estudantis, discutiram a greve do setor marcada para os dias 2 e 3 de outubro. A reunião foi realizada no dia 17 de setembro, na sede da FASUBRA Sindical, em Brasília/DF. Além da FASUBRA estavam presentes representantes da UBES, UNE, FENET, ANPG, ANDES-SN e Sinasefe. As centrais sindicais aprovaram o apoio à greve durante reunião no início da semana passada, em São Paulo.

A greve de 48h é contra os sucessivos ataques do governo à Educação, entre eles, o projeto Future-se, os cortes de recursos nas IPE (Instituições Públicas de Ensino), do CNPQ, da CAPES, do PNAES e do FUNDEB; a intervenção do governo na escolha dos dirigentes das IFE (Instituições Federais de Ensino); a militarização das escolas e a retirada de direitos dos trabalhadores(as).

A ideia é que no dia 2 de outubro seja realizado um dia de atividades nos Institutos de Ensino Superior (IES) de portas abertas e, no dia 3 de outubro, as categoria da educação e estudantes se somam ao “Dia de luta pela soberania nacional e contra as privatizações”, com manifestações em todo o país, já chamadas por algumas estatais, como a Petrobrás e os Correios que suspenderam a paralisação, mas permanecem em estado de greve. A data foi escolhida pelo caráter simbólico de ser aniversário de criação da Petrobrás e contará com movimentos como a Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, demais centrais e outros setores.

Até lá devem ser realizadas reuniões com fóruns e frentes nos estados para ampliar as mobilizações. As entidades irão divulgar um documento sobre a greve em breve e também vão entrar em contato com representantes dos Correios e Petroleiros para unificar o movimento já que grande parte do descontentamento dos trabalhadores(as) é conjunto.

FASUBRA consulta bases sobre greve por tempo indeterminado

A Plenária Nacional aprovou nos dias 14 e 15 de setembro o calendário de lutas para os próximos dias.

Outra deliberação da Plenária Nacional foi consultar as bases sobre a construção da greve por tempo indeterminado, sendo que o resultado das assembleias será conhecido após o dia 4 de outubro. No caso de aprovação da greve por tempo indeterminado, nova plenária será realizada entre os dias 12 e 13 de outubro para dar encaminhamento ao resultado da consulta.

Veja texto de conjuntura aprovado na Plenária.

Categorizados em: