EM NOITE AGITADA, XXI CONFASUBRA APROVA DEFLAGRAÇÃO DE ESTADO DE GREVE, CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO E MANTÉM DESFILIAÇÃO À CUT

11:50 | 15 de abril de 2012

Em votações que entraram pela madrugada do domingo (15/4), os delegados do XXI Confasubra aprovaram a deflagração de Estado de Greve,  calendário de mobilizações, a remessa dos destaques feitos à minuta do Plano de Lutas para as bases, propostas de alteração à organização do Comando Nacional de Greve e a manutenção da desfiliação da Fasubra à CUT.

As deliberações tiveram início ainda no final da noite de sábado, quando seriam retomados os trabalhos da Comissão de Sistematização do Plano de Lutas. No entanto, para agilizar as atividades e não comprometer a programação do evento, os delegados deliberaram por enviar todos os destaques apresentados pelo plenário para serem debatidos primeiramente em assembléias a serem realizadas pelas entidades filiadas à Fasubra, para posterior apreciação em Plenária Nacional Estatutária.

A representação da categoria no congresso também aprovou um calendário de lutas, que contempla a imediata entrada em Estado de Greve. Também constam do calendário:

25/04 – Participação dos TAEs no Dia Nacional de Luta com paralisação.

09 e 10/05 – Paralisação Nacional com os Eixos: Reajuste emergencial (com negociação das pautas protocoladas no MEC e MPOG), elevação do Piso  Salarial, aumento do auxílio alimentação, racionalização, aposentados e Anexo IV.

17/05 – Envio de Caravanas à Brasília

30/05 – Data limite para encerramento das negociações com o Governo Federal.

Com votação em contraste e contagem de votos, o plenário decidiu ainda pela manutenção da filiação da Fasubra à Internacional do Serviço Público, por rejeitar a proposta de que as votações no Comando Nacional de Greve passsassem a ser nominais e o impedimento de que diretores de entidades que estejam fora de greve negociem com o governo no período paredista.

Finalizando as atividades, por volta da 01h30 da madrugada de domingo foi rechaçado o retorno da filiação da Fasubra à Central Única dos Trabalhadores. Do total de delegados presentes em plenário, 534 aprovaram a manutenção da desfiliação, enquanto outros 489 queriam a refiliação.

Encerradas as atividades, foi dado início imediato à formação das chapas que irão disputar os cargos da Direção da Fasubra Sindical, que irá administrar os interesses dos técnico-administrativos em educação pelo próximo biênio.
_______________________________________

Texto: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA

Categorizados em: