Em assembleia com mais de 8 mil pessoas, Unicamp aprova moção à sociedade

17:45 | 15 de outubro de 2019

Em assembleia universitária histórica, que não ocorria há mais de 30 anos e contou com a presença de cerca de 8 mil pessoas, entre estudantes, técnico-administrativos(as) e docentes, a comunidade acadêmica da Unicamp aprovou por unanimidade moção à sociedade, diante dos reiterados ataques contra a educação e a ciência perpetrados no Brasil nos últimos meses. O ato foi realizado no Ciclo Básico e o documento foi elaborado pelos representantes da Reitoria, Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp), Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Associação de Pós-Graduandos da Unicamp (APG).

A moção destaca a importância da autonomia para o cumprimento da missão da universidade e afirma que “os obstáculos que têm sido impostos às universidades públicas – seja por meio de cortes orçamentários diretos, diminuição dos recursos direcionados às agências de fomento ou pressões de natureza econômica, ideológica ou social – colocam em risco a estrutura do sistema nacional de ciência, tecnologia, inovação e ensino, deixando o país sujeito ao retrocesso e ao obscurantismo”.

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel (de gravata), e representantes do STU.

O documento reforça o posicionamento da comunidade acadêmica e o seu compromisso com a defesa das liberdades de cátedra e de livre organização associativa e estudantil. “É preciso, neste momento, zelar pelo patrimônio inestimável que as universidades públicas representam para o Brasil. Urge uma consistente mobilização para evitar que os frutos de tantos anos de investimento de toda a sociedade sejam colocados em risco por uma política que ignora tanto o passado, quanto o presente, e ainda ameaça o futuro do país. A isso, é preciso reagir!”, finaliza.

A FASUBRA Sindical apoia a iniciativa, que coloca a Unicamp no cenário de luta nacional em defesa das universidades públicas, em um momento de ataques dos governos estaduais e federal. Representantes do STU e da base da Federação fizeram parte da construção dessa importante assembleia.

Veja a moção na íntegra.

Foto em destaque – Ronei Thezolin

Categorizados em: