Federação reforça a luta da Categoria contra a Reforma da Previdência no Seminário de Gestão de Pessoas em Florianópolis

19:04 | 31 de março de 2017

 

A representação da FASUBRA também defendeu a manutenção e permanente implantação do PCCTAE nas instituições para avanço na gestão de pessoas, de carreira e desenvolvimento.

 

 

A FASUBRA Sindical participou da plenária final do Seminário de Gestão de Pessoas na Perspectiva da Gestão por Competências, que ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de março na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis-SC.

 

O evento promovido pelo Fórum Nacional dos  Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das IFES (FORGEPE), contou com a participação de entidades sindicais que representam as Categorias das instituições federais de ensino.

 

No seminário foram debatidas experiências de várias universidades sobre gestão de pessoas, com intuito de promover a troca de experiências. Na ocasião, os pró-reitores apresentaram a proposta de construção de uma carta para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e para o Ministério da Educação (MEC), referente aos resultados dos debates no seminário.

 

Debate sobre a Reforma da Previdência

 Na sequência, 31, em reunião, o FORGEPE discutiu a proposta de Reforma da Previdência. A Federação e entidades como o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), foram convidadas a compor a mesa de debates. Nesta mesa as entidades sindicais apresentaram posicionamento, visão e a mobilização da luta contra a Reforma da Previdência.

 

A representação da FASUBRA ressaltou a necessária unidade entre as entidades, mas também entre toda a comunidade acadêmica para derrotar a reforma da previdência, que está inserida num processo de destruição do serviço público que visa garantir direitos.

 

PCCTAE

A FASUBRA defendeu o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e a mobilização unitária da comunidade acadêmica (trabalhadores, sindicatos, estudantes e reitorias) contra a Reforma da Previdência. “Esta unidade visa também defender o caráter público da universidade”, afirmou a representação da FASUBRA.

A defesa de uma gestão democrática de pessoas em parceria com a comunidade,  em diálogo com os sindicatos, sempre será bandeira de lutas da Federação.

 

Neste momento de incertezas em que o governo não respeita a Constituição Federal e o Congresso é conservador e privatista, de acordo com a Federação, “não é hora de mexer no PCCTAE, o plano de carreiras é uma conquista da Categoria e fazer alterações nesse contexto pode significar a derrota de conquistas antigas”.

 

Para a FASUBRA, o plano de carreiras ainda tem muito a ser implementado, e reúne as condições necessárias para avançar na gestão de pessoas, de carreira e desenvolvimento.

 

Saída conjunta

Na ocasião, a representação da Federação se reuniu com a coordenação do Fórum para buscar saídas conjuntas e resolver o problema causado pelo MEC, ao revogar unilateralmente o Ofício Circular nº 015/2005/CGGP/SAA/SE/MEC, de 28 de novembro de 2005, referente ao Plano de Cargos e Carreira dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). Entenda o caso aqui.

 

De acordo com a FASUBRA, ficou acordado que a Federação buscará a diretoria da Andifes para tratar do tema e tentar resolver a questão o mais célere possível.

 

Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical

 

Categorizados em: