Ebserh não passa no Rio de Janeiro

23:44 | 9 de maio de 2013

consunirj4

O movimento teve mais um embate em defesa da autonomia universitária e contra a adesão das universidades à Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh). Os conselhos universitários da UFRJ e da Unirio, com sessão marcada para a manhã de quinta-feira, 9, lotados, não votaram a proposta de aprovação de adesão à empresa. A direção da Fasubra e os delegados à plenária nacional participaram das sessões dos conselhos.

Na UFRJ, o reitor suspendeu a sessão após três horas de debate intenso com a justificativa de que não havia clima para votação. Ele manobrou para não colocar em votação a proposta elaborada pelas três comissões do Consuni antes do início da sessão. São elas: solicitar que a Ebserh apresente os itens não apresentados no acordo inicial e que seja instituída uma comissão autônoma – com integrantes do Consuni e especialistas nas áreas de gestão, finanças e de pessoal – para fazer um diagnóstico, avaliação e proposta para os hospitais universitários.

consunirj5

Na Unirio, o movimento avançou. Lá o debate foi tranquilo e os conselheiros decidiram retirar da pauta a votação sobre a Ebserh por não haver esclarecimento sobre a empresa. Na discussão, o reitor aceitou a proposta dos três segmentos da comunidade universitária da necessidade de aprofundar a discussão e organizar um calendário de debates.

consunirj6

________________________________________________________________________________________________

Texto: Lili Amaral

Fotos: Renam Silva

Inserção: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA Sindical

 

Categorizados em: