EBSERH – Contrários à adesão de contrato, e em defesa da saúde pública, trabalhadores do Hospital das Clínicas de Vitória (ES) cruzam os braços

20:11 | 6 de maio de 2013

Contrários à homologação do contrato de adesão do Hospital das Clínicas Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), de Vitória (ES), à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, os trabalhadores daquela unidade hospitalar iniciaram hoje (6) greve por tempo indeterminado em defesa da saúde pública e dos direitos dos trabalhadores. A decisão de paralisar as atividades foi tomada pelo Sintufes em 30 de abril, e posta em prática hoje após assembléia da categoria.

A informação é do SINTUFES, sindicato filiado à Fasubra Sindical, que denuncia o fato de o reitor da Reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) ter assinado de “de forma autoritária” o contrato de adesão a EBSERH no dia 15 de abril, homologado o mesmo no Conselho Universitário, em regime de urgência dia 25 de abril e no dia 26 de abril foi publicada no site da UFES, uma relação com mais de 100 trabalhadores daquele hospital colocados em disponibilidade.

grevesintufes1

A categoria e estabeleceu a seguinte pauta para a greve: contra a EBSERH; não subordinação dos trabalhadores do HUCAM à gerencia da EBSERH; pela manutenção da jornada de trabalho de 30 horas; pelo livre direito de opção dos trabalhadores do HUCAM de continuar no seu local de trabalho vinculado a UFES.

Segundo a coordenadora do Sintufes e da Fasubra Sindical, Janine Teixeira Vieira, o movimento paredista não tem prazo para ser encerrado. “Enquanto não for aberto um canal efetivo de negociação para os trabalhadores poderem permanecer em seu local de trabalho, a greve permanece. Somente os programas especiais serão fornecidos à sociedade, estamos trabalhando para a redução da internação e como consequência a redução do número de pacientes internados”, disse a sindicalista.

                No Espírito Santo, de acordo com a nota do Sintufes, a greve repercute bem, dado que no estado os hospitais estaduais também são alvo da privatização, através das Organizações Sociais.Quanto ao Hucam, o Sintufes denuncia ainda que a unidade hospitalar encontra-se sem direção, posto que a diretoria que“encaminhou todo processo de implantação da EBSERH junto com a reitoria foi de descartada pela mesma”.

 

Fotos: Luciano Coelho – ASCOM SINTUFES

Redação: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA Sindical

Categorizados em: