DIREÇÃO E BASE DA FASUBRA SINDICAL PARTICIPAM DO DIA NACIONAL DE LUTAS

19:42 | 12 de julho de 2013

dianacionaldelutajulho20131

O Dia Nacional de Lutas e Mobilizações, organizado pelas centrais sindicais na quinta-feira (11) em todo o país, contou com participação da Direção Nacional e base da FASUBRA Sindical.

Em Brasília, o ato teve início às 15 horas em frente ao Museu da República onde manifestantes de vários sindicatos e entidades de servidores públicos federais se concentraram para dar início à passeata que marcou as atividades do Dia Nacional de Lutas e Mobilizações na capital federal.

Com bastante disposição para exigir, nas ruas, mudanças necessárias à sociedade e mais celeridade na definição sobre a pauta de reivindicações do conjunto dos servidores, centenas de sindicalistas ocuparam a via de acesso ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto.

A FASUBRA, seguindo o clamor da Plenária realizada no fim de semana passado, levou para a passeata os eixos da campanha salarial da categoria e da Campanha Salarial Unificada do Fórum dos Trabalhadores.

Assim, foram mais uma vez às ruas, lado a lado, a luta contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a exigência de derrubada do PL 4330 (terceirizações), a demanda por ampliação dos recursos para a educação e saúde públicas, fim do fator previdenciário, pela aprovação da PEC 555/2006 (extinção da contribuição previdenciária das remunerações de aposentados e pensionistas do setor público) e mais toda a pauta aprovada na plenária da FASUBRA dias 05 e 06/07.

dianacionaldelutajulho20132

O protesto da FASUBRA Sindical contra a implementação da EBSERH obteve, mais uma vez, destaque e ganhou a imprensa nacional em função da ousadia. Em Brasília, a coordenadora da pasta de Mulheres Trabalhadoras, Antonieta Xavier, participou das atividades fazendo uma paródia da presidente Dilma Roussef e portando o cartaz da Campanha Contra a EBSERH. O pôster traz a frase “Dia Não à EBSERH” e demonstra o caos no atendimento às pessoas mais carentes que se instalará nos hospitais universitários com a gestão privada pela empresa.

A estratégia surtiu efeito e atraiu jornalistas de vários veículos de comunicação, a exemplo do Portal G1 (Rede Globo) e no portal do jornal de maior circulação na capital federal, o Correio Brasiliense. Em outros estados do país, as manifestações da base da FASUBRA também obtiveram destaque na mídia.

Na Bahia, por exemplo, trabalhadores dos hospitais universitários conseguiram furar o bloqueio da mídia elitista, foram filmados com cartazes da EBSERH e a veiculação da imagem ocorreu no final da tarde no Globo Notícias, dando assim visibilidade nacional ao combate à EBSERH.

Em Brasília, o sindicato dos técnico-administrativos da UnB exigiu em faixas e cartazes o fim das terceirizações, contratação de servidores através do Regime Jurídico Único e protestaram contra a criação de conselho diretor e demandarem a manutenção e atividades do Conselho Universitário.

dianacionaldelutajulho20133

Toda essa mobilização atendeu à deliberação da Plenária realizada no final de semana passado em Brasília, onde os 107 delegados decidiram por ampla maioria aderir ao Dia Nacional de Luta convocado pelas centrais e o Fórum de Entidades dos Servidores Públicos Federais.

Participaram das atividades em Brasília, além da coordenadora da pasta de Mulher Trabalhadora, os coordenadores da FASUBRA Sindical, Rolando Malvásio Júnior, Ângela Targino e a representante da Fasubra no FENTAS, Eurídice Ferreira de Almeida. Esta última levou para a manifestação a luta do Conselho Nacional de Secretárias Estaduais e Municipais de Saúde (CONASEMS) pela valorização do Sistema Único de Saúde e do trabalhador da área de saúde pública, onde estão compreendidos os TAEs que exercem suas funções nos HUs.

Nesta sexta-feira (12), a Federação solicitou às entidades da base informações sobre a participação nas atividades desenvolvidas nos estados e os relatos servirão para avaliação do Dia Nacional de Luta e publicação em Informe de Base da Federação.

____________________________________________________________________________________

Redação: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA Sindical

 

Categorizados em: