DIREÇÃO DA FASUBRA PARTICIPA DE CONGRESSO DA CONTUA NA ARGENTINA

16:07 | 16 de novembro de 2011

Uma representação da FASUBRA Sindical, composta por nove integrantes,  participou dias 14, 15 e 16 do 2º Congresso da Confederação de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CONTUA), que ocorre na cidade de Buenos Aires, Argentina.

O congresso, que teve como tema Consolidando a Integração Regional dos Trabalhadores Universitários, foi aberto pelo presidente da CONTUA, Jorge Anró; que coordenou a mesa de abertura que contou com a presença de representantes da Federação Latino-Americana dos Trabalhadores de Educação e Cultura, Federação de Docentes Universitários nacionais da Argentina, Confederação dos Educadores da América, Internacional dos Serviços Públicos, e da Universidade do Panamá.

Na ocasião, o presidente da CONTUA destacou o crescimento da Confederação e saudou os participantes do Congresso, onde estão reunidas representações de mais de 13 países, que nas falas de suas representações reforçaram a necessidade de buscar a unidade e a integração das universidades das Américas. Em seguida o reitor da Universidade Pública do Panamá, Gustavo Garcia de Paredes, fez palestra abordando o tema As políticas universitárias na Atualidade – Estratégia das Redes e dos Trabalhadores Administrativos.

Falando pela FASUBRA Sindical, a coordenadora-geral Léia de Souza Oliveira, saudou os presentes, apresentou a delegação brasileira. Em sua fala, ela ressaltou a importância da CONTUA na organização dos trabalhadores técnico e administrativos das universidades da América Latina e Caribe. “A unidade é importante, seja na defesa de direitos ou na luta pela ampliação dos mesmos, buscando ainda qualificar a intervenção nos fóruns em que participam na academia e fora dela”, afirmou.

Léia de Souza ressaltou ainda a organização  de um encontro, a ser realizado no Brasil, no Congresso Nacional, para dar visibilidade à CONTUA, e à FASUBRA enquanto membro fundador da Confederação. De acordo com a sindicalista, nesse  2º Congresso, a Contua “firma-se como entidade estratégica representativa dos trabalhadores das universidades, tendo em vista principalmente sua expansão e o trabalho que vem realizando a favor da organização da categoria”.

O Congresso da CONTUA terminou na quarta-feira (16), cuja programação teve realização de Aula Magna da Faculdade de Direito Da Universidade de Buenos Aires, reunião do Conselho Executivo da CONTUA, aprovação de declarações, eleição da nova direção da Confederação para o período de 2011/2013.

Delegação da FASUBRA Sindical

____________________________________________________

Texto: Carla Jurumenha – ASCOM FASUBRA

 

Categorizados em: