Dia Nacional de Lutas contra a reforma Administrativa e em defesa da Autonomia das IFES

11:07 | 10 de dezembro de 2020

O “Dia Nacional de Lutas” contra a Reforma Administrativa (32/2020) e em defesa da Autonomia e Democracia nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e do Auxílio Emergencial, realizado nesta quinta-feira (10/12), começou com diversos atos espalhados pelo país.

Foto UNE em frente ao Palácio do Planalto

Em Brasília/DF, logo pela manhã uma carreata saiu do Palácio do Buriti em direção à Esplanada dos Ministérios, onde servidores, servidoras e estudantes manifestaram em frente ao Congresso Nacional e Palácio do Planalto, conforme as regras sanitárias da OMS (Organização Mundial de Saúde), devido à Covid-19.

Os atos são organizados por entidades que integram o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), entre elas a FASUBRA Sindical, entidades estudantis e a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público.

A semana foi marcada por manifestações onlines e presenciais, que iniciou na terça-feira (8/12) com uma plenária e ato das entidades da educação contra as intervenções do governo Bolsonaro nas eleições para reitores e reitoras das IFES, os cortes do orçamento da educação, além do retorno às atividades presenciais. Confira como foi o debate. 

Ato no MEC

Ontem (9/12), técnico-administrativos e técnica-administrativas em educação, reitores e reitoras eleitos e não empossados, estudantes e professores das Universidades e Institutos Federais não foram recebidos pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro. Eles permaneceram mobilizados em frente ao MEC para exigir uma reunião com o ministro. Veja como foi a manifestação

Ainda nesta quarta-feira (9/12) à noite, a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, em parceria com o Fonasefe, promoveu ato virtual contra a Reforma Administrativa e os manifestantes foram barrados na entrada à Câmara dos Deputados. Além dos parlamentares e representantes das entidades dos servidores e servidoras, participaram reitores e reitoras eleitos e não empossados. A FASUBRA esteve presente no ato e reafirmou seu compromisso em defesa da educação pública e pela democracia na IFES. Assista a discussão. 

A FASUBRA Sindical continua trabalhando contra os ataques ao serviço público, o desmonte do Estado e mantém a orientação às entidades de base para participar dos fóruns estaduais e pressionar os parlamentares em seus estados para que não apoiem as PECs apresentadas pelo governo.

Nesta sexta e sábado, dias 11 e 12, a FASUBRA realiza a Plenária Nacional que vai debater estes assuntos e outras pautas de interesse dos técnico-administrativos e técnica-administrativas em educação. A plenária será realizada por meio da plataforma de videoconferência Zoom, das 14 às 20 horas.

Fotos: UNE e divulgação.

Foto de capa: UNE.

#ForaBolsonaroeMourão

#10deDezembro

#dianacionaldeluta

#naoareformaadministrativa

#defendaoserviçopublico

#auxilioemergencial

#democracianasifes

#naoapecemergencial

Tag: , , , ,

Categorizados em: