Dia Internacional de Luta pela eliminação da discriminação racial

13:32 | 21 de março de 2016

 

A FASUBRA Sindical permanece vigilante na luta contra a discriminação racial e todo e qualquer tipo de opressão, principalmente no ambiente de trabalho, dentro das instituições federais de ensino.

O dia 21 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar a execução de 69 pessoas negras em uma manifestação pacífica contra o regime de segregação racial (Apartheid), na cidade de Sharpeville na África do Sul, no início da década de 1960. Recebidos à bala pelos policiais, os manifestantes foram mortos em frente à uma delegacia de polícia.

Neste ano, o massacre completa 56 anos e a intolerância racial permanece arraigada na humanidade, em diversos lugares do mundo. Esse é mais um dos episódios da história de opressão e crueldade contra os negros, que atualmente ainda convivem com a discriminação racial.

Enfrentamos tempos em que a dignidade da pessoa humana tem sofrido diante de discursos e atitudes cada vez mais conservadoras. Os olhos da nação estão vendados pela cegueira da acusação, aprisionados pela intolerância e a recusa em reconhecer o indivíduo e seu direito à vida, à liberdade, à igualdade, segurança e propriedade, como precede a Constituição Federal.

A FASUBRA Sindical permanece vigilante na luta contra a discriminação racial e todo e qualquer tipo de opressão, principalmente no ambiente de trabalho, dentro das instituições federais de ensino. A discussão é sempre necessária e o confronto inevitável diante de atitudes, ações e palavras discriminatórias.

Fortalecer a luta de classe e ampliar os limites da democracia no mundo das ideias, conquistar corações e mentes contra as desigualdades praticadas há 500 anos nesse país é uma das prioridades desta federação, que se compromete com um mundo melhor, mais justo e igualitário. Não apenas pelos milhares de negros que foram sacrificados desde o período colonial, mas pela atitude no presente como forma de possibilitar mudanças no futuro.

Somos todos iguais

As cores da pele são disputadas nos espaços de poder, mas, todos nós sabemos que por dentro somos todos iguais, feitos do mesmo material. A ciência comprova que todos os seres humanos são constituídos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, 60% de oxigênio e cerca de 40 litros de água que circulam no organismo de um adulto.

Importa a cor?

Em exames de endoscopia digestiva pode-se constatar que, por dentro somos todos iguais. Nossas entranhas tem a mesma cor, sim, cor de rosa. Nosso sangue permanece vivo, vermelho, nada de fantasias, não existe sangue azul. Portanto, até quando vamos discutir a cor da pele?

 

Assessoria de Comunicação

Categorizados em: