Dia 13 de dezembro acontece em todos os estados o Ato #OCUPABRASIL

17:29 | 12 de dezembro de 2016

 

A resistência da categoria contra a aprovação da PEC 55/16 continua. Nenhum direito a menos!

 

 

No dia 13 de dezembro será realizado o Ato #OcupaBrasil em todos os Estados, em resistência à aprovação da PEC 55/16 em segundo turno no Senado Federal. Trabalhadores técnico-administrativos de todo país unem esforços às entidades do movimento sindical, social e estudantil na luta contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 55 de 2016, que congela salários e limita os investimentos em políticas públicas (saúde, educação, segurança etc.) por 20 anos.

 

 

A luta dos trabalhadores técnico-administrativos permanece desde o dia 24 de outubro e segue há 50 dias contra a PEC da Morte e ao desmonte do serviço público. São sete instituições em greve na região norte, treze no nordeste, seis no centro-oeste, dezessete na região sudeste e dez no sul. Ao todo 53 instituições federais de ensino permanecem no movimento paredista.

 

 

Contra a repressão e violência

 

Para a FASUBRA, o dia 29 de novembro ficará registrado na história republicana como um ato de extrema violência aos direitos civis, marcada pelo ataque do aparelho repressor do Estado a milhares de manifestantes civis, trabalhadores, estudantes, aposentados e crianças, de forma truculenta, violenta e desproporcional.

 


 Imagem: Diego Novaes

 
 

O Ato #OcupaBrasília realizado na capital federal reuniu milhares de trabalhadores e estudantes contra a aprovação da PEC 55/16, em primeiro turno no Senado Federal. A manifestação democrática foi reprimida com violência pela polícia militar do Distrito Federal em uma batalha campal.

 

 

Idosos, jovens e crianças não foram poupados de bombas de gás lacrimogêneo atiradas indiscriminadamente contra a multidão pela tropa de choque e os helicópteros da polícia, gás de pimenta, investidas da cavalaria dispersando a manifestação que estava em frente ao Congresso Nacional até a Catedral Metropolitana. Um verdadeiro cenário de horror e de guerra contra uma multidão desarmada.

 

 

Proposta de Reforma da Previdência

 

Ainda existem ameaças constantes, como a reforma da previdência (PEC 287/16) prevista para 2017, que obriga a contribuição dos trabalhadores por 49 anos para receber aposentadoria integral.

 

 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados realiza nesta segunda-feira, 12, a votação do parecer do relator, deputado Alceu Moreira (PMDB/RS), pela admissibilidade da proposta.

 

 

Para a FASUBRA, a PEC 287/16 é a porta para a reforma trabalhista, em que direitos históricos dos trabalhadores serão atacados.

 

 

Lutar e resistir, sempre!

 

Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical

 

 

Categorizados em: