DEMOCRACIA EM RISCO!

17:17 | 11 de abril de 2025

É preciso dizer, de forma contundente, que o que está acontecendo na Câmara dos Deputados é perseguição política que não acaba se atingido seu objetivo imediato. A tentativa de cassar o mandato do Deputado Federal Glauber Braga (PSOL – RJ) abre precedente grave no processo de construção da democracia em nosso país, pois pode atingir outros mandatos, movimentos sociais, partidos e militantes, principalmente de esquerda.

Glauber, no legítimo cumprimento de seu mandato, denunciou figuras e organizações poderosas da república. Eduardo Cunha (a quem chamou de gângster por ocasião do golpe em 2016), Sérgio Moro (a quem denominou um juiz corrompido, ou juiz ladrão em 2019), Arthur Lira (expoente do chamado “orçamento secreto”) e, mais recentemente, o MBL (revelando suas ligações com movimentos nazistas). São estas as razões alegadas para sustentar a tentativa de interromper um mandato parlamentar que enfrentou e enfrenta os interesses obscuros representados por estas figuras.

A reação ao provocador que ofendeu pessoalmente a mãe enferma do Deputado Glauber Braga é completamente desproporcional, não apenas à pena proposta pelo relator e aprovada por maioria no conselho de ética e decoro parlamentar da Câmara, mas também a conclusão de outros casos envolvendo parlamentares que sequer chegam à mesma instância ou que, quando chegam, tem o destino da absolvição ou de sanções brandas. A motivação para isso não pode ser entendida de outra forma a não ser a perseguição a um determinado campo político e a atuação de quem denuncia o sequestro do orçamento expresso pelo aumento anual das fatias destinadas a emendas parlamentares. Glauber é testemunha na investigação da Polícia Federal, autorizada pelo Ministro Flávio Dino, que busca apurar a destinação destes recursos, dando-lhe transparência.

O mandato de Glauber Braga sempre esteve ao lado do povo nas mais diversas lutas da classe trabalhadora por mais direitos sociais, sendo um expoente dessas demandas no parlamento, em especial, às pautas dos servidores públicos e na defesa da qualidade dos serviços prestados à população, denunciando o sucateamento, a falta de verba em nossas instituições, e combatendo a privatização do patrimônio público.

A FASUBRA Sindical acompanhou este processo desde o início, cerrando fileiras ao lado do mandato de Glauber. Mandato que está ao lado das lutas populares que a FASUBRA tem tradição de compor com sua militância.

Neste momento decisivo da luta política brasileira, expressamos nossa solidariedade, compromisso e energia para enfrentar mais essa batalha pela democracia e justiça social

GLAUBER FICA!

Categorizados em: