Congressos de estudantes universitários têm presença da FASUBRA

12:22 | 4 de junho de 2013

congressosaneleune20131

O feriadão prolongado foi de bastante trabalho para a coordenação-geral da FASUBRA Sindical, que foi representada em dois congressos de entidades estudantis universitárias.

Na quinta-feira dia 30 de maio, a FASUBRA esteve presente no 2º Congresso da ANEL – Assembléia Nacional dos Estudantes Livres. Pela manhã, em conjunto com o ANDES-SN, SINASEFE e outros sindicatos, a FASUBRA esteve na abertura do congresso fazendo uma saudação a cerca de dois mil estudantes presentes na UFJF.

Representada pelo coordenador-geral Gibran Jordão, a FASUBRA resgatou vários momentos que trabalhadores e estudantes estiveram juntos na luta na defesa da universidade pública e de seus direitos, destacando a greve de 2012, as intervenções nos conselhos universitários e o Plebiscito da EBSERH.

Na parte da tarde a FASUBRA esteve juntamente com representantes da ASFOC e da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde no grupo temático sobre Privatização da Saúde e EBSERH. Na opinião do coordenador-geral da FASUBRA, “com a sala cheia de estudantes interessados pelo assunto um rico debate foi feito a cerca do tema”, disse.

O congresso discutiu as bandeiras de luta da educação com destaque para a campanha pelos 10 % do PIB para educação já, denunciando o PNE que do jeito que está vai garantir verbas publicas para financiar o ensino privado, além da falácia do financiamento da educação através da venda dos recursos naturais do país com os royaties do Petróleo.

UNE

Representada pelo coordenador Paulo Henrique, A FASUBRA Sindical marcou sua participação no 53º Congresso da União Nacional dos Estudantes – UNE, também no último dia 30, quando estudantes de todo o país reuniram-se na Universidade Federal de Goiás.

A FASUBRA compôs mesa de debate sobre o tema “A luta pela valorização das carreiras docente e técnico Administrativa”. Nesta ocasião, o coordenador-geral da FASUBRA, Paulo Henrique dos Santos, discorreu sobre a situação atual dos trabalhadores técnico-administrativos em educação como parte integrante do processo de educação e os desafios frente aos processos de terceirização nas IFES.

A Federação ressaltou mais uma vez as ameaças hoje colocadas à autonomia universitária dando ênfase a tentativa do governo de implantação da EBSERH nos hospitais universitários. Segundo o coordenador-geral Paulo Henrique, “nos propondo a uma luta conjunta naquilo que temos de bandeira comum como a aplicação imediata dos 10% do PIB, os 100% dos royalties do Pré-sal dentre outras”, informou o dirigente.

_____________________________________________________________________________________________

 

Categorizados em: