Confira o calendário de lutas pela educação aprovado na II Conape e a Carta de Natal

, , 10:49 | 29 de julho de 2022

A Direção Nacional (DN) da FASUBRA Sindical participou entre os dias 15 e 17 de julho, em Natal/RN, da Etapa Nacional da II Conferência Nacional Popular de Educação de 2022 (Conape) para discutir o futuro da educação no Brasil. A conferência contou com milhares de delegadas e delegados de todo o país e resultou no documento Referência intitulado “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”.

A DN da FASUBRA participou da Conape 2022 como uma das integrantes do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e também auxiliou na organização do evento. A conferência iniciou com uma caminhada pelas ruas de Natal, ocasião em que as entidades manifestaram a luta pelo futuro da educação. No primeiro dia foi realizado debate de temas e apresentação de trabalhos acadêmicos. A FASUBRA participou como uma das mediadoras do documento Carta de Natal que foi aprovado por unanimidade e traz os principais eixos de uma educação pública, gratuita e de qualidade, além de um calendário que ainda será discutido. Confira a “Carta Aberta do FNPE: em orientação ao voto, pela Educação, pelo Brasil” na íntegra: https://bit.ly/3cFNHYJ.

O calendário de lutas e conquistas pela educação e pelo Brasil ficou assim definido:

5 de agosto: Consolidação do Documento Final aprovado na Conape 2022, com as contribuições de plenárias;

15 de agosto: Divulgação da Carta Aberta do FNPE, de orientação ao voto pela educação, pelo Brasil, com diretrizes para a ampliação e consolidação da bancada da educação em todas as esferas de governo;

16 de agosto a 16 de setembro: Movimento “Educação com Lula”

16 de agosto a 30 de setembro:Campanha do FNPE, em busca de votos pela Educação e pelo Brasil;

17 de setembro, 15h: Pleno do FNPE para avaliação da Conape 2022 com a presença da Coordenação dos Fóruns de Educação, em Recife/PE;

19 de setembro, 9h: Plenária Mundial Popular da Educação no Centenário de Paulo Freire com plataforma e calendário urgente de lutas, ratificando que a educação nacional pública (com gestão pública, gratuita, laica, inclusiva, democrática e de qualidade social) é o sustentáculo das sociedades democráticas e soberanas.

A importância da FASUBRA neste evento foi participar da luta com as demais entidades sociais e da educação, além de contribuir com uma educação pública, após a extinção do fórum nacional da educação.

Durante a II Conape, a FASUBRA promoveu reunião com a CEA para fortalecer as organizações Ibero-Americanas: https://bit.ly/3S6z1C1.

A DN da FASUBRA Sindical também se reuniu com o Forgepe/Andifes. Veja como foi a reunião: https://bit.ly/3cMdvCD.

Tag: , ,

Categorizados em: , ,