Carta do Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da FASUBRA Sindical

13:17 | 9 de junho de 2017


 

A conjuntura nacional, no momento em que ocorreu o Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da FASUBRA Sindical, é de total ataque aos direitos da mulher, conquistados com muita luta.

As reformas trabalhista e previdenciária foram o tema principal do encontro e representam a retirada de direitos de todos os trabalhadores, em especial as mulheres, que serão as mais atingidas.

Apesar dos avanços conquistados, as mulheres atualmente continuam a receber os menores salários, ocupam postos de serviços precarizados e são as mais penalizadas com a dupla ou até mesmo a tripla jornada de trabalho. Na sociedade contemporânea, a mulher ainda é a responsável pela administração familiar e a educação dos filhos.

As políticas adotadas pelo governo de Michel Temer representam mais uma forma de violência contra a mulher, em um país que impõe às mulheres a convivência com o medo constante de serem estupradas, violentadas, espancadas ou mortas em qualquer lugar ou a qualquer hora.

Entre os pontos de destaque do encontro foram discutidos o assédio moral, sexual e diversos tipos de violência que ocorrem no local de trabalho. A omissão dos gestores das universidades ao receberem as denúncias de violência no trabalho, penaliza duplamente as mulheres, levando ao adoecimento ou até mesmo ao suicídio.

As trabalhadoras da FASUBRA não se calarão diante de todos os ataques que as mulheres sofrem dentro e fora das universidades. A luta por nenhum direito a menos, segue forte em todo o país.

As propostas construídas nesse encontro reafirmam as bandeiras históricas de luta, aprovadas nos fóruns deliberativos da Federação. Diante da realidade que vivemos, as propostas visam fortalecer ainda mais a resistência das mulheres, na luta contra o machismo e todas as formas de opressão.

Nenhum direito a Menos!

Da luta eu não fujo.

Fora Temer! Diretas já!

Brasília, 21 de maio de 2017.

 

O relatório completo com todas as propostas será publicado no próximo Informe de Direção (ID).

 

Coordenação da Mulher Trabalhadora – FASUBRA Sindical

Categorizados em: