Atos pelos “Juros baixos já” serão realizados nesta terça-feira (21/3)

, , 15:56 | 20 de março de 2023

Movimentos populares, centrais e entidades sindicais, entre elas a FASUBRA Sindical, realizam atos pelo país nesta terça-feira (21/3) pela redução da taxa básica de juros (Selic), hoje em 13,75% ao ano. Os juros altos afetam a economia e a geração de empregos, entre outros fatores. Os atos serão realizados em frente às sedes do Banco Central nos estados e, nas cidades onde não há sede do BC, os protestos acontecerão em locais de grande movimento.

Nesta terça, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom/BC) se reúne para discutir se mantém ou não o percentual da taxa. Trabalhadoras e trabalhadores vão reivindicar ainda a democratização do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF). Em fevereiro, parlamentares da esquerda e da base governista lançaram campanha política contra a política do BC “Juros baixos já” para pressionar a queda da Selic.

Diversos parlamentares, autoridades e o próprio presidente Lula já se posicionaram contrários à política do BC. Nesta segunda-feira (20/3), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, disse que “não há nada que justifique 8% de juro real acima da inflação quando não há demanda explodindo e de outro lado quando o mundo inteiro está praticamente com juro negativo”. Alckmin participou de conferência no BNDES, no Rio de Janeiro.

Na última Plenária Nacional, a FASUBRA Sindical votou e aprovou a participação nos atos para fortalecer a luta pela redução da taxa de juros. A Federação, nesse sentido, reforça que as trabalhadoras e trabalhadores devem continuar lutando contra a exploração e pela redução do juros altos.

Confira os locais que já confirmaram atos:

Belém/PA: Boulevard Castilhos França, 708 – Campina, às 9 horas.

Belo Horizonte/MG: Av. Álvares Cabral, 1605 – Santo Agostinho, às 10 horas.

Brasília/DF: Setor Bancário Sul (SBS), Quadra 3, Bloco B, Edifício Sede do BC, às 12h30.

Curitiba/PR: Av. Cândido de Abreu, 344 – Centro Cívico, às 11 horas.

Fortaleza/CE: Av. Heráclito Graça, 273 – Centro, às 9 horas.

Porto Alegre/RS: Rua 7 de Setembro, 586 – Centro, às 12 horas.

Rio de Janeiro/RJ: Av. Presidente Vargas, 730 – Centro, às 11 horas.

Recife/PE: Rua da Aurora, 1259 – Santo Amaro, às 9 horas.

Salvador/BA: 1ª avenida, 160 – Centro Administrativo da Bahia (CAB), às 9 horas.

São Paulo/SP: Av. Paulista, 1804 – Bela Vista, às 10 horas.

Com informações da EBC e da CUT.

Tag:

Categorizados em: , ,