Ataque aos trabalhadores: Bolsonaro recorre ao STF para não pagar indenização a profissionais da saúde

, , 17:08 | 25 de agosto de 2021

Trabalhadoras e trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia expondo suas vidas diariamente foram novamente golpeados pelo presidente genocida Bolsonaro. Nesta terça-feira (24/8), Bosonaro entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei nº 14.128/2021, que foi um grande ganho para os profissionais de saúde.

A lei aprovada pelo Congresso Nacional prevê indenização financeira aos profissionais de saúde que ficaram incapacitados de forma permanente por terem contraído Covid-19 no atendimento direto aos pacientes acometidos pela doença. Bolsonaro havia vetado a lei, mas o veto foi derrubado pelo Congresso. A indenização também é destinada a dependentes, cônjuges ou herdeiros, em caso de morte.

Desde o início da pandemia foram esses profissionais que salvaram milhares de vidas, já que o governo negou a ciência, atrasou a vacinação, fez campanha contra as medidas de segurança e com o uso de medicamentos sem a devida comprovação de eficácia. Sem falar nas suspeitas de corrupção envolvendo a compra de vacinas.

Fica claro que a saúde pública e o combate às doenças transmissíveis não são prioridades no país, mesmo durante a maior crise sanitária do século. Muito ao contrário, o setor de saúde está cada vez mais sucateado, especialmente após a EC 95, e não há investimentos, modernização e valorização dos profissionais da área.

A FASUBRA Sindical reforçará a luta pelo reconhecimento da importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para o país e seus profissionais, que muitas vezes atuam sem condições ideais de trabalho e, mesmo assim, salvam milhares de vidas todos os dias. É urgente valorizar o SUS e seus profissionais!

Tag: , ,

Categorizados em: , ,