Abertura da Plenária Nacional Comemorativa dos 40 anos da Fasubra

17:13 | 7 de dezembro de 2018

A Plenária Nacional comemorativa dos 40 anos da FASUBRA Sindical começou nesta sexta-feira (7) e vai até o próximo domingo (9), no auditório 3, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). Compuseram a mesa de abertura os coordenadores Rosângela Costa, José Maria Castro, Toninho, Mariane de Siqueira, Lucimara da Cruz e José Rebouças.

Na pauta estão estratégias para enfrentar os ataques do governo eleito à Educação Pública, avaliação de conjuntura nacional e internacional, informes de base e encaminhamentos.

Os 40 anos que a entidade completa no próximo dia 19 de dezembro foi um dos principais assuntos da plenária na parte da manhã. Os coordenadores fizeram uma retrospetiva das lutas e das principais conquistas durante o período.

José Maria lembrou a criação da Federação. “Não podemos deixar de reconhecer a inciativa de diversos companheiros em 1978. Sem essa iniciativa não estaríamos aqui”. Ele lembrou também a primeira mulher que presidiu a entidade em 1984, Vânia Galvão.

José Rebouças afirmou que ao longo dos 40 anos, a Federação foi protagonista na luta dos técnico-administrativos das Universidades e enfrentou os vários governos e conjunturas. “Continuaremos na luta e nessa plenária apresentaremos as diretrizes para enfrentar o governo Bolsonaro”, disse.

A coordenadora Rosângela da Costa destacou que a Federação é uma entidade forjada na luta, que traz em seu interior várias correntes de pensamentos políticos e ideológicos, mas mesmo assim “construiu nesses 40 anos uma entidade forte, combativa e que ousa sair do âmbito corporativo”.

Para Lucimara da Cruz, é muito importante a comemoração dos 40 anos. “Devemos compreender que nesse momento a unidade enquanto trabalhadores(as) é fundamental. Na Diretoria Nacional (DN) estão contempladas várias matizes de pensamentos e precisamos nos fortalecer. A festa é o momento de recarregar nossas baterias para o enfrentamento”, destacou.

Mariane de Siqueira comentou que antes de ser da categoria já via a FASUBRA como um exemplo de federação e organização dos trabalhadores. “É uma Federação que na sua estrutura garante a pluralidade de pensamento, de entendimento e de proposições. Isso é um aprendizado muito grande para toda a classe trabalhadora”, analisou.

Rodrigo Rodrigues, da CUT-DF, compareceu à plenária e falou sobre a unidade dos trabalhadores(as). “Mais do que nunca essa unidade significa a nossa resistência. Vivemos um momento em que vamos enfrentar a continuidade da existencia da organização da classe trabalhadora”, alertou.

No período da manhã também foram feitos os informes nacionais e os informes das atividades das coordenações. O coordenador geral Toninho comunicou que, durante reunião com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes), foi discutido a criação de uma frente em defesa das Universidades e em defesa da Educação. A frente, segundo ele, contemplaria todos as entidades da educação e iria articular ações conjuntas diante do novo governo.

À tarde, os delegados participaram da reunião dos coletivos. Amanhã (8), delegados e coordenadores fazem a avaliação de conjuntura e, à noite, a partir das 19h, será realizada a festa em comemoração aos 40 anos de luta da FASUBRA, no Centro Comunitário Athos Bulcão da UnB. No domingo (9), os participantes dão continuidade à analise de conjuntura e fazem os encaminhamentos.

Categorizados em: