FASUBRA Sindical participa de visita do da CIEPCSS/CNS e CEAP ao CES-BA
A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA Sindical) marcou presença na Visita presencial da Comissão Intersetorial de Educação para a Participação Social no SUS do Conselho Nacional de Saúde ( CIEPCSS/CNS) ao Conselho Estadual de Saúde da Bahia(CES-BA), realizada em Salvador, na última quarta-feira (26/03/2025). Representando a federação na CIEPCSS/CNS, a Coordenadora de Comunicação da FASUBRA, Lucimara Cruz, participou da visita presencial, que discutiu os avanços e desafios do projeto Participa +, que iniciará sua quinta edição.
O projeto Participa + tem como objetivo a formação de conselheiros e lideranças dos movimentos sociais para atuação nos Conselhos de Saúde. A iniciativa promove a construção compartilhada do conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde e os direitos dos cidadãos na perspectiva da Educação popular.
Henrique Fujawa, técnico do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), organização responsável pela assessoria técnica do projeto e Lucimara Cruz, representante da CIEPCSS, coordenaram a atividade, que durante a manhã, consistiu na elaboração de um calendário prévio, elaborado pelos Conselheiros com apoio da Secretaria Executiva do CES-BA que será incorporado ao cronograma de atividades que ocorrerão em todas as regiões do país. No estado da Bahia, foram definidas cinco oficinas, com que indicação fos municípios e macrorregiões a serem contemplados nesta quinta etapa.
Durante o encontro foram debatidas as estratégias para execução, mobilização e multiplicação para as atividades de formação e alguns temas tiverem destaque, a importância de incentivar a participação da juventude nos espaços de deliberação e controle social da saúde e a necessidade de promoção da acessibilidade plena.
O evento reafirmou o compromisso do CNS do CES-BA e dos diversos segmentos representados no Sistema, com a promoção da educação para a participação social e o fortalecimento das políticas públicas de saúde no Brasil.