9 de dezembro – Dia Internacional contra a corrupção
O dia 9 de dezembro é lembrado como “Dia Internacional contra a corrupção”, nesse sentido a FASUBRA Sindical filiada à Internacional de Serviços Públicos (ISP), estende aos trabalhadores técnico-administrativos a publicação sobre esse tema relevante para a sociedade brasileira no combate à corrupção.
Boa leitura!
Quebrar a cadeia de corrupção
A Internacional de Serviços Públicos se junta à chamada da Organização das Nações Unidas para quebrar a cadeia de corrupção. A corrupção é um fenômeno social, político e econômico complexo, que afeta todos os países. A corrupção mina as instituições democráticas, retarda o desenvolvimento econômico e contribui para a instabilidade do governo.
A corrupção é um crime que afeta muitas áreas transversais (campanha # ONU rompelacadenadelacorrupcion ). A campanha da ONU salienta a imperiosidade de agir contra a corrupção para conseguir cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que visam acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar a prosperidade para todos e para todas.
Sobre a necessidade de combater a corrupção, a Secretária-Geral da ISP, Rosa Pavanelli diz:
“A corrupção mina o financiamento público dos serviços públicos, a transparência e a credibilidade dos governos e, em última análise, solapa as instituições democráticas. É necessário abordar seriamente a corrupção para proteger aqueles que denunciam a exploração, crime e sequestro de Estado. Portanto, ISP defende a criação de um padrão de trabalho internacional que proteja informantes (delatores). Temos de salvaguardar a situação de emprego dos informantes e sua renda atual e futura. O estabelecimento e a adoção pelos países desta norma servirá como medida real de seu compromisso com a luta contra a corrupção “.
O combate à corrupção tem sido uma prioridade para o Congresso Mundial ISP a partir de novembro de 2012, onde continuou a trabalhar na década anterior por filiais ISP em todo o mundo. ISP centra-se na luta contra os paraísos fiscais e os acordos secretos entre governos e multinacionais que muitas vezes servem de tela para as práticas de corrupção e facilita o calote em milhares de milhões de dólares em impostos. ISP se destaca como uma alternativa fundamental para a austeridade e cortes de gastos, de esmagamento, um esforço sério para combater a corrupção.
O ISP alinhou a sua campanha contra a corrupção com sua luta pela justiça fiscal internacional e na necessidade de proporcionar proteção aos informantes, porque reconhece que a corrupção não se coloca em um vácuo. Poucos duvidam que a crise financeira global de 2008 deveu-se à falta de regulação e as más práticas no setor dos serviços financeiros. Possivelmente, as pessoas que trabalham em serviços financeiros, viu sinais de alerta com antecedência, e se não tivesse havido políticas para enfrentá-los com firmeza e rigor, poderia ter evitado o tsunami no orçamento que já foi usado para justificar as medidas de austeridade mais extremo.
Em 31 de outubro de 2003, a Assembleia Geral aprovou a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção e solicitou ao Secretário-Geral para designar o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e da Secretaria da Conferência dos Estados Partes da Convenção (resolução 58/4). A Assembleia também designou 09 de dezembro, como o Dia Internacional contra a Corrupção, de sensibilização para este flagelo e o papel da Convenção no combate e prevenção. A Convenção entrou em vigor em Dezembro de 2005.
Os governos, sindicatos, setor privado, ONGs, mídia e cidadãos de todo o mundo estão a juntar forças para combater o crime de corrupção. A campanha da ONU em 2015 se concentrou em destacar como isso mina a democracia e o Estado de direito; promove as violações dos direitos humanos; distorce os mercados; prejudica a qualidade de vida, e incentiva a proliferação do crime organizado, o terrorismo e outras ameaças à segurança dos cidadãos.
O Serviço Público Internacional (PSI) é uma federação sindical global que representa 20 milhões de trabalhadores que prestam serviços públicos em 150 países. PSI campeões dos direitos humanos, da justiça social e promove o acesso universal a serviços públicos de qualidade. PSI trabalha com o Sistema das Nações Unidas e em colaboração com organizações da sociedade civil, sindicatos e outras organizações.
Ler http://www.world-psi.org/es/ dia-internacional-contra-la- corrupcion-9-de-diciembre- rompe-la-cadena-de-la- corrupcion
Categorizados em: Geral